M. Shadows e a polêmica dos altos preços dos ingressos

Desde o retorno dos shows pós pandemia, um fato tem incomodado bastante os fãs; os preços dos ingressos.

O setor artístico foi um dos mais atingidos durantes os bloqueios mundiais por conta do covid-19, e as coisas ainda não melhoraram 100% para os artistas, com turnês e shows sendo cancelados devido a “problemas logísticos”.

Nesta semana, o vocalista Matt Shadows, do Avenged Sevenfold, entrou no meio da discussão após uma polêmica envolvendo a Live Nation e a Ticketmaster e a sua relação com os altos preços.

No twitter, ele disse:

“Se você acha que a Ticketmaster define o preço dos ingressos … você está errado – são os artistas. Se a oferta é de 52 estádios, mas a demanda é de 900 estádios, você não merece automaticamente um ingresso porque você é um fã. A demanda excedeu a oferta!”

Ele então elaborou mais sobre o assunto, afirmando: “Por preços dinâmicos…. Os artistas observaram os ingressos da primeira fila valerem de 10 a 20 vezes o valor nominal com os cambistas, mas não viram nada de bom nisso. Pergunte a si mesmo se isso é justo. Pode ser uma droga… mas é justo?”

E acrescentou: “Deixe para os políticos arrogantes se envolverem em algo que eles não sabem nada…. E deixe que os artistas encolham os ombros e apontem a culpa.

78% das taxas é porque eles estão pagando aos artistas 100% da portaria. A música parece ser a única indústria onde não é justo cobrar o que as pessoas estão dispostas a pagar”

Shadows foi questionado por um seguidor do Twitter: “Mas não é muito injusto com os fãs? Eles pagarem mais de qualquer maneira? Sim, é uma pena que um cambista esteja ganhando dinheiro com seu trabalho, mas você recebeu os preços originais que você definiu não?”

Matt respondeu: “Esta é uma pergunta difícil. Se você ganha a vida tocando ao vivo e alguém está disposto a pagar 2k pela primeira fila, mas espera-se que você mantenha o preço de $ 200, certo? E isso é justo? Você faz 10 shows agora para ganhar o mesmo dinheiro.”

Um outro seguidor questionou Shadows sobre mudanças de valores, famosos lotes, tão rapidamente que acontecem em diversos eventos, como a reunião da formação original do Blink-182 que passou de $ 375 para $ 550 após um intervalo de cinco minutos, e ele explicou que era “preço dinâmico para que o artista veja o lado positivo … não os cambistas”.

Outro perguntou sobre o aumento dos preços dos ingressos da primeira fila do Ticketmaster, comentando: “os ingressos da primeira fila no Ticketmaster, não de um cambista de rua vendendo por US $ 1.000 é definido pelo artista? Ou o Ticketmaster está aumentando automaticamente o preço devido à intensa demanda? Isso é uma diferença e o artista vê esse dinheiro no aumento do preço?” Shadows respondeu: “Ticketmaster aumentando a critério do artista e o artista vê o lucro.”

A Live Nation emitiu um comunicado sobre o caso, onde disse:

“Nos últimos 12 anos, a Live Nation operou sob um Decreto de Consentimento que, entre outras coisas, visa impedir a alavancagem anticompetitiva do conteúdo promovido pela Live Nation para obter vantagens da Ticketmaster. De acordo com o Decreto Alterado voluntariamente inserido em 2020, a conformidade da Live Nation é monitorada por um ex-juiz federal. Nunca houve e não há nenhuma evidência de violações sistêmicas do Decreto de Consentimento. Permanece contra a política da Live Nation ameaçar os locais de que não receberão shows da Live Nation se não usarem o Ticketmaster, e a Live Nation não redireciona o conteúdo como retaliação por um acordo de venda de ingressos perdido.

A Ticketmaster também é o sistema de emissão de bilhetes mais transparente e amigável para os fãs nos Estados Unidos. A Ticketmaster não define ou controla os preços dos ingressos, defende fortemente o preço total para que os fãs não se surpreendam com o custo real dos ingressos e é o líder indiscutível do mercado em segurança de ingressos e bots de combate. A Ticketmaster também não adota práticas secundárias de venda de ingressos enganosas e questionáveis ​​que prevalecem em sites rivais, como venda de ingressos especulativos.

Estamos orgulhosos do trabalho que fazemos em shows e ingressos e continuaremos trabalhando para melhorar e apoiar a indústria de eventos ao vivo.”

O Avenged Sevenfold se prepara para lançar finalmente seu novo disco de estúdio, confirmado para ser lançado em algum ponto de 2023.

 

 

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *