Marcelo Barbosa revela bastidores da conversa sobre saída de Fabio Lione do Angra e responde se Alirio Netto é mesmo o novo vocalista

Recentemente, o Angra passou por um momento crucial em sua história. O vocalista Fabio Lione anunciou que estava se separando da banda após 13 anos no posto de vocalista da banda, pegando fãs de surpresa. Em entrevista ao Ibagenscast, o guitarrista Marcelo Barbosa revelou bastidores da conversa que levou a saída do cantor. Ele diz conforme transcrito pelo Confere Rock:


Foi repentina e não foi. Por quê? Porque o Fabio está há 13 anos na banda e, nos últimos anos, houve algumas situações em que alguns impasses aconteceram. Ele vinha demonstrando algumas insatisfações em relação a certas coisas e também vinha fazendo cada vez mais shows sozinho, a carreira solo dele, algo que ele não fazia tanto antes. Começou a pintar muita coisa para ele, né? Ele começou a fechar muitas turnês extensas no Brasil, na América Latina, no México, e também algumas coisas na Europa.

Então, eu acho que em algum momento começou a haver uma incompatibilidade de agenda e também uma incompatibilidade de acordos mesmo, sabe? O que foi realmente repentino — e eu acho que ninguém imaginava — é que isso aconteceria agora, às vésperas de um evento como esse (se referindo ao show do Angra no Bangers Open Air). Até porque estava combinado que, a princípio, estava tudo certo: ele seria o vocalista do show inteiro e tal.

Só que, em dado momento, acho que a conversa foi para um caminho em que ninguém ficou feliz — nem o Angra, nem o Fabio. E isso foi conversado de forma adulta: “Olha, você está infeliz, parece que está priorizando suas coisas, e você está certo, não está errado em fazer isso. Mas me parece que você não está mais com tanta vontade, ou que isso esteja te atrapalhando de alguma forma, ou que você queria que fosse de outro jeito”. Então, talvez fosse melhor a gente seguir caminhos diferentes.

Marcelo então fala sobre o momento em que ambas as partes concordaram que era esse o momento certo para seus caminhos se separarem:

O Fabio também, depois de amadurecer essa ideia, acho que entendeu que era o momento. É uma pena, porque a gente sempre sonha com aquela banda que tem a mesma formação do começo ao fim. Mas uma banda com a longevidade que o Angra tem — e não são muitas — passa por isso. Se a gente for pensar, o Fabio ficou 13 anos, não é isso? Treze ou catorze? Sim, 13. É muito tempo. Tem banda que não dura isso.

Essas fases do Angra são mais do que fases: são como histórias completas dentro da trajetória da banda. É muito difícil não haver mudança depois de tanto tempo. Voltando naquela frase do Heráclito: o rio não é mais o mesmo, a pessoa não é mais a mesma, né? [risadas]

Eu achei uma pena que fosse agora. Penso que teria sido muito bom pelo menos ter feito esse festival com essa formação inteira. Teria sido um fechamento bonito de um ciclo. Mas as coisas ficaram meio tumultuadas, e a gente estava na semana final de assinatura do contrato do festival. Precisava resolver, precisava resolver… e resolveu. Foi meio que isso, entendeu?

Marcelo então fala sobre uma conversa que teve com o cantor após a separação ter sido feita, e reforça que gostaria que as coisas tivessem sido diferentes:

Conversei com ele depois que a conversa já tinha acontecido, depois que já foi dito: “Olha, o Fabio vai sair e tal”. Nesse momento eu falei com ele, e ele basicamente disse o que eu te contei. Comentou algo como: “Ah, poxa, acho que podia ser diferente, mas também acho que está na hora”. Vamos nessa.

O Fabio é um cara extremamente emocional. Quando ele fica bravo, às vezes fala coisas das quais talvez se arrependa depois. Ele tem esse temperamento italiano mais explosivo. Mas eu não tive uma conversa longa com ele, sentados, tomando um vinho, falando de verdade sobre sentimentos. Foi uma conversa por telefone, meio corrida, coisa de WhatsApp.

Mas fico feliz que a gente vá se ver pelo menos em São Paulo e tocar mais uma vez juntos. Ele até me convidou para fazer a turnê nacional dele agora em julho e agosto, mas acabou surgindo outra fase da minha vida profissional que coincidia com algumas datas. E não era o Angra, antes que você pergunte [risadas]. Acabei não conseguindo honrar, eram mais de 20 shows, algo bem extenso. Eu adoraria, porque adoro tocar com o Fabio, mas vai ficar para uma próxima oportunidade. Inclusive, eles vão tocar no meu Pub.

Além do anúncio da saída de Fabio Lione, o Angra também anunciou que Alirio Netto se juntaria a banda posteriormente como o então novo vocalista, mas muitas pessoas ficaram sem entender se Alirio seria mesmo o novo vocalista ou se ele se apresentaria somente no BOA com o Angra. Marcelo então acaba com a dúvida:

Sim, o Alírio é o novo vocalista do Angra. Isso não foi divulgado com tanta clareza por alguns motivos. Primeiro, pela pressa com que saíram várias notícias em sequência. Segundo, porque o Angra está em hiato. Entre aspas, não existe Angra agora. Existem dois shows marcados, e não se sabe quando haverá mais. Pode ser 2027, pode ser no segundo semestre, não sei.

Por isso, não se falou muito sobre o futuro. Mas houve uma confusão de comunicação, sim. Inclusive, eu comentei isso com o Felipe quando estive com ele recentemente. Falei que não tinha ficado claro. E ele respondeu: “Cara, é o Alírio. Acabou”. Inclusive, no Japão, demos entrevistas dizendo claramente isso. Não tem data para a volta oficial da banda, isso é fato. Mas o Alírio é o vocalista. E essa possibilidade já existia antes. Já houve outro momento, uns dois anos atrás, em que o Fabio quase saiu. E, naquela época, o nome do Alírio já era o plano B.

Dessa vez foi igual. O Paulo me ligou e perguntou o que eu achava. Eu falei que ele era o cara certo, em todos os aspectos. Além de ser um irmão para mim, ele vai deitar e rolar nesse repertório. Não é bom mudar integrante de banda, a não ser quando realmente não há mais como continuar. Sempre tem um custo. Mas, já que o Fabio saiu, a melhor notícia possível é a entrada do Alírio. Ele é família. A gente é padrinho um do outro várias vezes — você acredita nisso?

Para mim, vai ser maravilhoso: ótima companhia para viajar, conversar, tomar vinho, curtir a vida e fazer som. E, além de tudo, é um dos cantores que eu mais admiro no mundo. Então, está tudo certo. Muito bom.

A entrevista completa pode ser vista abaixo.

Foto: André Tedim

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Marcelo Barbosa revela bastidores da conversa sobre saída de Fabio Lione do Angra e responde se Alirio Netto é mesmo o novo vocalista

  • fevereiro 3, 2026 em 3:52 pm
    Permalink

    Sei lá, via mais o canal Amplifica do Bittencourt crescendo do que o Angra fazendo show, só ali o Lione via e ia pensar em sua carreira solo, tá certo o cara…a banda tá parada, vou atrás do meu pão de cada dia!!!! ¨Era uma vez, uma banda chamanda Angra…¨!!!! Agora não sei, vamos ver no que vai dar!!!! Valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *