Mike Portnoy diz que Dream Theater “temeu lançar música muito metal” como single
O Dream Theater recentemente lançou o primeiro single de seu vindouro disco, a faixa “Night Terror“. Em entrevista a Jorge Botas, Mike Portnoy falou sobre a escolha da música para apresentar a nova fase da banda aos fãs. Ele disse:
“Havia uma coisa importante que precisávamos ponderar porque há algumas músicas no próximo álbum que sabíamos que seriam possíveis singles e há uma que é como um verdadeiro single de metal.
Sabíamos que era uma escolha realmente óbvia, mas não queríamos lançar algo que fosse apenas uma música de metal depois de todo esse tempo de espera. Queríamos ter algo que realmente tivesse um pouco de variedade e algo que talvez os fãs do Dream Theater esperassem de nós.”
Então, ‘Night Terror’ foi a primeira música que escrevemos quando começamos as sessões. Então o que você está ouvindo aí é literalmente a primeira coisa que criamos juntos quando nos reunimos. Então sentimos que essa foi uma boa primeira impressão para as pessoas ouvirem”
O apresentador então aponta que o novo single tem tudo que um fã de Dream Theater pode querer, e Portnoy completa:
“É o que esperávamos. Claro, os fãs do Dream Theater são alguns dos mais críticos do mundo. Então é impossível agradar a todos, mas imaginamos que uma tem um pouco de tudo. Então esperávamos que ela preenchesse todos os requisitos para todos.”
Portnoy ainda falou sobre o primeiro show com o Dream Theater desde o seu retorno anunciado no ano passado, e revelou estar nervoso para o momento:
“Eu disse isso aos caras logo após o primeiro show da turnê em Londres, em 20 de outubro. É tipo: ‘Nós todos podemos respirar fundo agora e começar a nos divertir.’ O primeiro show foi tão intenso que, mesmo durante a apresentação, houve muita concentração e muitas expectativas. Agora, com isso resolvido, podemos realmente respirar fundo e começar a aproveitar.
Eu admito — eu estava nervoso. Eu nunca, nunca fico nervoso antes de um show, mas foi estressante. Minha primeira vez de volta com os caras, em, eu acho, 14 anos ao vivo, mais um local tão grande e tantas expectativas e foco em nós. Sabíamos que estaríamos sob o microscópio. Então, sim, foi realmente estressante.'”
Questionado sobre se o setlist terá variações nos próximos shows, Portnoy respondeu:
“Na minha primeira gestão, eu adorava mudar o setlist toda noite — não apenas para mantê-lo interessante para os fãs, mas também para nós, que já fazíamos isso há 25 anos antes de eu sair. Isso é algo que sei que é muito especial para a banda e para os fãs. Mas, com meu retorno agora, queremos recuperar nosso ritmo de turnê primeiro. Portanto, o setlist será o que é por um tempo. Quando todos estiverem confortáveis, começaremos a experimentar e eu realmente poderei ser criativo e mexer nisso. Por enquanto, e por um tempo, este é o setlist.”
Quanto à sua mentalidade na escolha das músicas para o setlist da turnê de 40 anos, Mike disse:
‘Eu queria ter um setlist que quase parecesse um show de grandes sucessos. Não que tenhamos muitos sucessos, mas aqueles que sabemos que são populares, que sempre agradam ao público. Você sempre sabe quais músicas recebem mais energia, e queríamos ter um show que representasse toda a carreira da banda. É impossível cobrir todos os álbuns, então isso nunca seria possível. Fizemos isso na turnê de 20 anos, mas foram 20 anos; havia oito álbuns para escolher. Agora são 16. Portanto, não podemos cobrir todos os álbuns, mas pelo menos queríamos incluir todas as diferentes eras e adicionar algumas surpresas também, uma combinação de ambos.'”
O Dream Theater lançará seu décimo sexto álbum de estúdio, “Parasomnia” , em 7 de fevereiro de 2025 pela InsideOut Music. A banda vem ao Brasil em dezembro e mais detalhes você confere aqui.