Mike Portnoy é “um diretor de cinema” ao fazer música, segundo Jordan Rudess

Jordan Rudess, tecladista do Dream Theater, falou com o Myglobalmind , onde ele falou um pouco mais sobre o vindouro novo disco da banda, o primeiro desde o retorno de Mike Portnoy ao grupo. Ele diz:

“Terminei todas as minhas partes de teclado e estou muito satisfeito com isso. Acho que James estará no estúdio muito, muito em breve, ou agora; não tenho certeza. Mas ele está fazendo suas partes vocais, e então toda a mixagem e a masterização e todas essas coisas acontecerão. E então não temos uma data de lançamento, ou ainda não foi anunciado, mas estou muito animado com o álbum do Dream Theater porque sinto que ter Portnoy de volta, o momento foi perfeito.

Foi uma mudança muito bem-vinda voltar para nossa, como dizemos, formação principal, porque embora eu ache que o Dream Theater tenha sobrevivido muito bem nos dias sem ele, tínhamos um baterista magnífico e Mike Mangini, fizemos turnês pelo mundo, nos saímos bem, é claro, com a interrupção da COVID, que bagunçou todo mundo, e ganhamos um Grammy. Tudo isso foi bom. Mas ter Mike de volta, é só você sentir que há essa falta — bem, há esses elementos em falta que se foram e agora voltaram. Um deles está relacionado à maneira como ele pensa. Ele é tão incomum. Eu penso nele como um diretor de cinema. Ele está sempre pensando conceitualmente. Ele está sempre pensando, ‘Oh, nós tocamos essa parte’ e ‘essa parte pode se relacionar com essa parte’ e ‘se fizermos isso, vai se conectar aqui. E então temos esse elemento visual’, amarrando as coisas de maneiras que eu não penso sobre essas coisas e ninguém mais pensa. E ele faz. E eu sinto que isso traz, especialmente em nosso gênero musical, traz esse elemento lindo para tudo, mais coisas para cravar os dentes. E eu acho que quando as pessoas pegarem esse álbum, elas vão realmente apreciar muito desse tipo de coisa que está aqui, que está fazendo dele mais do que apenas um álbum legal de música do Dream Theater.”

Jordan foi perguntado se o material que vem sendo trabalhado no novo disco é algo que foi escrito com Mangini ainda na banda ou se estão começando tudo do zero. Ele então responde:

“Nós geralmente apenas guardamos nossas composições para quando estamos fazendo. Basicamente, a maneira como as coisas funcionam em nosso acampamento é que estamos todos muito ocupados, estamos todos fazendo tantas coisas diferentes, e podemos ter sementes e coisas assim — tipo, eu geralmente mantenho uma pequena pasta no meu computador; se eu sentar e me inspirar um pouco, eu gravo isso. Então, há sementes para voltar. Mas quando bloqueamos o tempo para gravar o álbum, é quando dizemos, ‘Ok. É hora de escrever isso.’ Então não é como se estivéssemos pegando coisas do passado e apenas dizendo, ‘Bem, nós tivemos isso com ele. Vamos fazer isso.’ Era tudo muito novo.”

O Dream Theater vem ao Brasil este ano para três shows e ainda há ingressos disponíveis e podem ser adquiridos nos links abaixo:

SERVIÇO
13/12 (sexta-feira) Rio de Janeiro @ Vivo Rio
Vendas: https://www.clubedoingresso.com/dreamtheater

15/12 (domingo) São Paulo @ Vibra São Paulo
Vendas: https://www.clubedoingresso.com/dreamtheater

16/12 (segunda-feira) Curitiba @ Live Curitiba
Vendas: https://www.clubedoingresso.com/dreamtheater

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

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