Mike Portnoy fala sobre a “frustração” no começo da carreira com o Dream Theater

Quando Dream Theater lançou “Pull Me Under“, do seu segundo disco “Images & Words“, eles se consagraram e conseguiram alcançar o sucesso e serem inseridos no mundo do metal, para os amores de muitos e ódio de outros por suas canções longas e cheias de reviravoltas musicais.

Em conversa com El Estepario Siberiano, Mike Portnoy observou que nada do sucesso aconteceu “da noite para o dia”, mas enfatizou que tudo é possível com perseverança suficiente (transcrito pela Ultimate Guitar):

É isso. É gratidão. Sabe, houve marcos ao longo da minha carreira, mas é importante notar que não aconteceu da noite para o dia. Levou muito, bem… Os primeiros sete anos de carreira do Dream Theater, de 1985 a 1992, foram sete anos praticando, escrevendo, praticando e escrevendo, e a frustração de que as coisas talvez pudessem acontecer e nunca aconteceram. Oportunidades que acabaram não acontecendo, e vez após vez, coisas nos derrubando, e nós simplesmente continuamos nos levantando e perseverando.

Nós simplesmente nunca desistimos. Acreditávamos em nós mesmos. E é isso que você tem que fazer. Eu acho que, se você realmente perseverar, você pode superar qualquer coisa. Mas houve pequenos marcos, sabe, como quando ‘Images and Words’ foi lançado, sete anos depois do início da nossa carreira. Naquele momento, de repente, estava no rádio e na MTV, e de repente começamos a fazer turnês em uma van, e estávamos felizes só de tocar fora da região de Nova York. Na primeira vez que fizemos turnê em uma van, não nos importamos em estar em uma van fedorenta, só nós cinco.”

Refletindo sobre como o sucesso tende a ser construído sobre o sucesso, Portnoy continuou:

“Estávamos animados para tocar no Texas pela primeira vez, na Califórnia, em Ohio… E então, de repente, viajamos para o exterior, viemos para a Europa pela primeira vez. Foi tudo tão emocionante. Aquilo, para nós, era tudo o que sonhávamos, e isso era sucesso. E então, as coisas começaram a se acumular. Aí, você começa a aparecer nas capas das revistas, ou ganhar prêmios, ou tocar em casas de shows maiores… Acho que são sempre pequenas metas a serem alcançadas.

E continuamos, até hoje. Aqui estamos, 40 anos depois, e ainda estamos encontrando essas pequenas conquistas. Como tocar em alguns lugares onde nunca tínhamos tocado antes, mas que sempre quisemos tocar, e depois de todos esses anos, finalmente conseguimos tocar neles. Então, sabe, são coisas assim que a gente busca.”

Mike Portnoy voltou ao Dream Theater em 2023 e gravou seu primeiro disco este ano e resenha você confere aqui.

Para mais notícias entre no nosso grupo de Whatsapp

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *