Mike Portnoy revela grandeza de Ramones e Rush em sua vida musical

O baterista Mike Portnoy participou junto ao site Loudwire , de um desafio para revelar quais foram os discos mais importantes de sua adolescência.

Ele começa falando sobre a grande do Ramones em sua vida aos 13 anos:

Eu colocava um gravador e gravava a trilha sonora do filme ock ‘N’ Roll High School. Então eu costumava ouvir não apenas este álbum, mas a própria fita cassete do filme. Ramones teria que ser a coisa mais importante que eu ouvia por volta de 1980, quando estava fazendo 13 anos.

No ano seguinte, Mike foi apresentado a um nome que mudaria radicalmente sua vida para sempre, o Rush. Mais especificamente o disco “Moving Pictures”:

“Eu vivi, respirei, dormi e caguei com Neil Peart e Rush. A principal razão pela qual eu nunca dei atenção ao Rush foi que eu ouvia a voz de Geddy no rádio e os considerava uma espécie de banda como Supertramp ou Styx – esses vocais agudos – mas nunca percebi a musicalidade e a bateria. Então alguém tocou ‘YYZ’ para mim sem o… não quero usar a palavra distração… mas não tinha os vocais de Geddy. Isso me forçou a ouvir bateria, baixo e guitarra, e quando ouvi ‘YYZ’, pensei, ‘Puta merda, esses caras sabem tocar.’”

Portnoy ainda ressaltou como foi o impacto do disco “Piece of Mind” do Iron Maiden, a estreia de Nicko McBrain como baterista do grupo, e que comprou o registro durante uma viagem de escola:

“O Iron Maiden trocou de baterista e ficou com Nicko McBrain. O quarto álbum foi lançado, você coloca a agulha em ‘Piece Of Mind’ e a primeira coisa que você ouve é a abertura de ‘Where Eagles Dare’ e a bateria de Nicko. Foi algo como, ‘Oh merda! Aqui vamos nós!’.

A banda da minha escola estava em uma viagem escolar para Montreal, Canadá, no dia em que o disco foi lançado. Lembro-me de passar pela loja de discos e o ver na vitrine, então comprei primeiro em fita cassete para poder ouvir na viagem escolar em que estava. Assim que cheguei em casa, comprei o vinil”.

Você pode ver a lista completa de discos no vídeo abaixo.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *