Mike Portnoy tem achado “divertido” tocar músicas da era Mangini no Dream Theater

O baterista Mike Portnoy conversou com o canal ProMark Drumsticks sobre a reconexão com sua antiga banda, o Dream Theater, e falou abertamente sobre o processo de tocar músicas da era Mike Mangini — período em que ele não estava no grupo.

Ele afirmou:

“É muito divertido tocar as músicas que eu não gravei com o Dream Theater… eles obviamente fizeram muitos álbuns com o Mike Mangini enquanto eu estava fora. Felizmente, os caras na banda me deram liberdade total para abordar essas músicas do jeito que eu quisesse.”

A volta e o processo

Portnoy voltou à formação do Dream Theater no final de 2023 e passou grande parte de 2024 em estúdio com o grupo, resultando no álbum Parasomnia, lançado em fevereiro de 2025.

Sobre retomar clássicos e repertório dos últimos anos, ele disse:

“Mesmo não tendo tocado essas músicas por quase uma década e meia, isso reavivou minha inspiração. É inspirador tocar essas músicas outra vez depois de tanto tempo.”

Diferenças de estilo entre eras

Portnoy fez uma observação interessante sobre a diferença entre seu estilo e o de Mangini:

“Ele [Mangini] é muito metódico. Muito consciente do que cada um dos quatro membros está fazendo. Eu não sou esse tipo de baterista. Eu vou pelo feeling, tento fazer música difícil soar fácil.”

Ele deixou claro que não se trata de competição ou crítica — apenas de perceber estilos distintos.

Implicações para os fãs e para o set-list

Uma das questões que surgem com a sua volta era se o Dream Theater manteria no repertório as músicas gravadas durante a era Mangini. Portnoy deixou claro que sim:

“Sabia que precisava representar esse material. Você não pode simplesmente ignorar cinco álbuns da carreira só porque eu voltei.”

Isso mostra respeito pela história da banda e pelas contribuições de todas as formações.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Mike Portnoy tem achado “divertido” tocar músicas da era Mangini no Dream Theater

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *