Nergal abre o jogo sobre crise financeira em tour do Behemoth e diz: “pior momento para se ter uma banda”

Em uma nova entrevista com o Chaoszine da Finlândia, o frontman do BehemothAdamNergal” Darski , foi questionado sobre qual conselho ele daria a um jovem vocalista de heavy metal que está apenas começando no mundo da música. Ele respondeu:

Não comece nenhuma banda. E eu nem estou brincando aqui. Não faça isso. O mundo está sobrecarregado com bandas, com discos, com álbuns. Realmente não há espaço para nada. Há apenas sete dias por semana. Há muitas turnês por aí. Há muitos shows. As pessoas não têm e terão cada vez menos dinheiro. Então todas as turnês estão sofrendo. Você realmente quer colocar outra música no mercado? Um álbum que ninguém vai prestar atenção? Não, você não quer fazer isso. Vá encontrar um emprego adequado. Termine a universidade, viaje e aproveite a vida. Não faça isso.

Dois meses atrás, Nergal revelou à Forbes que a recente turnê do Behemoth nos EUA com o Arch Enemy foi uma decepção financeira, apesar de ser a “maior turnê da banda como atração principal de todos os tempos”. “Ainda estamos lutando, de verdade, e sei que ainda estamos saindo desse hiato de quase três anos e espero chegar lá, mas me faça essa pergunta em seis meses ou doze meses e eu vou dizer se chegamos lá“, disse ele.

Nergal acrescentou que houve “muitos custos extras” envolvidos com a turnê, porque “os preços estão aumentando drasticamente. Quero dizer, quando vi alguns dias atrás que o ANTHRAX está cancelando sua turnê europeia devido a logística e custos inesperados, eu sei do que eles estão falando. E algumas pessoas querem ir. ‘O quê!?’ Quero dizer, eles acham estranho, eu não acho estranho. Está se tornando cada vez mais difícil entregar qualidade de produção. E desculpe, mesmo que a turnê esteja lotada, você ainda precisa de algo extra para conseguir êxito. Pequenas bandas ou de grande porte que vão para duas, três ou quatrocentas salas, o que não é tão pequeno, mas é relativamente pequeno, eles estão na posição mais segura hoje em dia porque quase não trazem produção., estamos tentando fazer uma etapa australiana no início do ano que vem, e até agora não parece que esteja acontecendo devido à economia. E estamos voando com 12 ou 13 pessoas, e os preços dos voos são insanos. Não sei – talvez em algum momento precisemos reduzir a produção. Eu odiaria fazer isso porque, obviamente, temos que continuar em turnê ou não ganharemos dinheiro, e se não ganharmos dinheiro, não podemos mais manter essa profissão.

Não se engane, não estou sentado aqui reclamando e choramingando – não, estou pegando o touro pelos chifres e vou tirar o melhor proveito disso, obviamente, mas, novamente, é muita incerteza, então vamos cruzar os dedos para o melhor. Por exemplo, nos EUA estamos apenas saindo de toda a situação do COVID, então deixamos de fazer VIPs em nossa última turnê, apenas por precaução. Não impediria que um de nós ou outras bandas ficasse doente, mas eventualmente se espalharia. Quando estávamos em turnê, decidimos: ‘Você ainda pode ficar de pé? Você ainda pode funcionar? Sim, ok, você pode subir ao palco e se apresentar? Certo, então não vamos cancelar nada. Não estamos anunciando nada. Por quê? Porque não podemos pagar. Digamos que cancelamos a turnê por uma semana até que as pessoas ‘x’ e ‘y’ fica bem e então continuamos, mas estamos enterrados financeiramente. Então, se você não está caindo de cara e está perto de morrer, é só pegar um remédio e vamos passar por isso. E é isso que acontece. E é isso que muitas bandas não dizem que estão fazendo porque não querem ser criticadas por pessoas como ‘não é razoável’ ou ‘não é seguro’. Não, não podemos cancelar a turnê porque alguém pegou COVID ou ‘não é seguro’. O Arch Enemey estava prestes a cancelar, mas eles não cancelaram, felizmente para a turnê, e a pessoa ficou bem depois de três ou quatro dias e tudo acabou bem. Se eles teriam cancelado? É isso. Então tivemos que ter muito cuidado com isso e decidimos cortar a opção de ingresso VIP e agora também é uma mensagem para todas as pessoas por aí. Apenas tenha em mente que às vezes a turnê é um pouco mais ou talvez um pouco mais, mas se vocês comprarem VIPs às vezes, isso salva nossa bunda na turnê. VIP é um pacote. Quero dizer, estamos fazendo isso na Europa. Ainda não sabemos como vamos fazer isso porque as pessoas vão nos conhecer, provavelmente não vai ser abraço e talvez devêssemos apenas manter distância, mas devemos fazer isso porque precisamos pagar nossas contas. Só para mim, sou solteiro, sou o único solteiro da banda, mas todo o resto tem famílias, filhos, hipotecas, empréstimos, contas, tudo. Somos exatamente iguais às outras pessoas – temos o mesmo tipo de obrigações; não é diferente. Não é uma vida glamorosa. É uma luta, e economicamente o mundo inteiro está fodido hoje em dia com a guerra e a recessão.”

O 12º álbum de estúdio do Behemoth, ” Opvs Contra Natvram” , chegou em setembro.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Nergal abre o jogo sobre crise financeira em tour do Behemoth e diz: “pior momento para se ter uma banda”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *