Nita Strauss diz não se importar com o rótulo de “guitarrista mulher”
Nita Strauss conversou com a Guitar Summit 2024, onde ela disse que “não fica animada” quando a chamam de “guitarrista mulher”, mas também disse não levar isso tão a sério. Ela diz:
“Para ser honesta com você, isso realmente não me incomoda. Eu ouço algumas pessoas se ofenderem com isso dizendo, ‘Oh, você não deveria ser chamada de a melhor guitarrista mulher. Você deveria ser apenas a melhor guitarrista.’ E tipo, eu estou feliz de estar nessa conversa… Porque eu não acho que eu seja a melhor — eu acho que eu sou boa no que eu faço, mas eu não acho que eu seja mais rápida ou mais técnica do que qualquer um, ou qualquer coisa.”
Então, só de estar na conversa sobre ser um bom guitarrista me deixa muito feliz. E eu acho que as pessoas têm coisas muito mais importantes para se ofenderem do que se alguém disser: ‘Ela é a melhor guitarrista mulher, a melhor guitarrista da Califórnia, [ou a] melhor guitarrista loira’, seja lá o que for. Eu só acho que há coisas mais importantes para se ofenderem.”
A guitarrist Sophie Lloyd tem uma perspectiva diferente sobre o rótulo . Ela disse ao podcast The Mistress Carrie algumas semanas atrás como ser classificada como “guitarrista mulher” a diminui perante a outros músicos:
“Há tanto poder feminino agora, no rock e na música em geral. Muitos músicos de estúdio que conheço também são mulheres, especialmente nas bandas maiores. E, geralmente, as pessoas estão se inclinando mais para esse tipo de coisa, porque — não sei, as mulheres também têm uma energia muito legal
“Traz algo meio novo para o gênero. E acho que as pessoas estão finalmente começando a ver isso e a apreciar, e isso significa que mais mulheres estão entrando nisso porque elas estão vendo mais também. Então, sim, definitivamente, tomou conta, e já era hora.”
Nita Strauss está atualmente em turnê solo pela América do Norte.