O Knotfest e sua história

Estamos a pouco mais de um mês do Knotfest ter a sua primeira edição no Brasil. Finalmente, os fãs poderão presenciar o Slipknot e todo o seu “circo” em ação em terras brazucas.

O evento foi esperado por muito tempo por aqui, sendo que ele já tinha vindo para lugares próximos, como a Colômbia e o México, mas nunca de fato havia chegado aqui. Não pelo menos até 2019, ano em que finalmente o evento foi anunciado que ganharia sua versão brasileira, porém, com a pandemia da covid-19, as coisas saíram do controle e por mais dois anos, os espectadores tiveram de esperar. Agora, estamos próximos do dia 18 de dezembro, data marcada para o encontro finalmente acontecer.

Mas você sabe como essa ideia começou? Pois bora ali falar um pouco sobre ela!

SlipknotKnotfest2012.jpg

A primeira edição do Knotfest foi anunciada em 4 de junho de 2012, e aconteceria em duas cidades. A banda queria além de oferecer música ao público, incluir outras atividades, com a temática do circo. Dessa forma, diversos artistas eram vistos no local, como cuspidores de fogo, palhaços em perna de pau, e uma das atrações que até hoje o fest traz. Um museu do Slipknot onde os fãs podem ver as fantasias e máscaras usadas pelos integrantes da banda em suas diferentes eras, instrumentos, prêmios, entre outras coisas.

Conforme Shawn “Clow” Crahan comentou a Rolling Stone na época, ele diz: “É tudo sobre se divertir e enlouquecer, trazendo-o para o padrão que costumava ser. É hora de realmente engolir essa ideia conhecida como Knotfest, onde estamos no controle, fazemos um dia dedicado à nossa mentalidade, nossas ideias, as pessoas com quem queremos jogar, as pessoas que achamos que nossos fãs querem estar por perto… Quando todos deixarem seus sentidos [estarão] sobrecarregados, e eu estou falando sobre cheiros, visões, audição, seu corpo, tudo está sobrecarregado de estimulação, porque é isso que o Slipknot faz.”

A primeira edição aconteceu em Council Bluffs, Iowa e 18 de agosto de 2012, em Somerset, Wisconsin. As atrações que compuseram essa estreia, foram, Deftones, Lamb of God, Cannibal Corpse, Serj Tankian, Machine Head, Gojira, além é claro, o Slipknot.

Já em 2014, o festival pulava fora do país, e assim nascia o “Knotfest Japan” seria realizado em 15 e 16 de novembro em Makuhari Messe , Tóquio, contendo como atração, Slipknot, Korn , Limp Bizkit , Lamb of God , Five Finger Death Punch, Papa Roach, Bring me the HorizonTrivium e In Flames

A partir do ano seguinte, 2015, o festival foi se expandindo cada vez mais, chegando a mais países, como Califórnia e o México. Assim como também a Colômbia também, e diversas bandas de diversos gêneros do metal começaram a integrar o cast. Nomes como o Judas Priest, Arch Enemy, Behemoth, Suicidal Tendencies, Megadeth, Slayer, Avenged Sevenfold, Helloween, entre outros, mostravam como a intenção do evento era realmente diversisifcar e atender diversos estilos de público.

O Knotfest ainda promoveu “encontros” com outros festivais de renome, como o Hellfest, Ozzfest, Forcefest, conseguindo ainda assim aumentar sua popularidade e se firmar como um dos maiores festivais do mundo, tendo em seus palcos nesse período, até mesmo o Black Sabbath. 

Aguardado por muitos, a edição brasileira foi anunciada com euforia dos que receberam a notícia em 2019 e muito se especulou quais dessas atrações fariam parte do evento, que formato teria, quantos dias. Respostas que eram aguardadas e foram finalmente reveladas em 2022. A estreia no Brasil do Knotfest acontece em 18 de dezembro, no Sambódromo do Anhembi, e contará com, Slipknot, Judas Priest, Pantera, Sepultura, Motionless In White, Trivium, Vended, Bring me the Horizon, Project46, Mr. Bungle, Oitão e Jimmy and the Rats.

Os ingressos ainda estão disponíveis no link abaixo e estão se esgotando.

https://www.eventim.com.br/event/knotfest-2022-sambodromo-do-anhembi-13338105/

KNOTFEST BRASIL 2022" (SÃO PAULO/SP) - Roadie Crew

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

2 thoughts on “O Knotfest e sua história

  • novembro 18, 2022 em 11:57 am
    Permalink

    Grande evento! Gostaria muito de ver o Judas, Trivium e o Slipknot! Vai ficar pra próxima!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *