Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos

Rita Lee, uma das maiores cantoras brasileiras, dona do título de rainha do rock nacional, morreu aos 75 anos!

A morte de Rita foi confirmada pela família em suas redes sociais, e ocorreu nesta segunda feira (8). Ela vinha fazendo tratamento contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021.

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Rita fez história como uma das pioneiras no rock aqui no Brasil. m 1964 ela integrou uma banda chamada, Six Sided Rockers, que foi nada menos do que o embrião dos Mutantes, que nasceu em 1966. A banda foi formada inicialmente por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Posteriormente a sua saída, ela fez parte do grupo Tutti-Frutti, que daria início a sua carreira solo, sendo reconhecida por artistas do mundo inteiro, como, Kurt Cobain, David Byrne, Jack White, Beck e outros.

Em 1995, ela abriu o show do Rolling Stones no Brasil. No ano seguinte, ela sofreu uma queda em sua residência, onde ela teve um dano grave no maxilar. A partir desse ponto, ela começou a trava uma luta contra o álcool e a drogas, mas que só venceria em 2006.

Em 2012, Rita anunciou que se aposentaria das turnês, devido a sua fragilidade física. Naquele ano, ela fez o último show oficial, aparecendo em uma apresentação especial em 2013, em São Paulo, onde foi ovacionada pelo público.

Em 2001, RIta Lee ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio, e receberia em 2022 o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra.

Ao todo, lançou, 40 álbuns. 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo.

O último single da carreira foi “Changes”, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *