Rob Halford: há 25 anos, vocalista voltava ao Heavy Metal com o lançamento de “Resurrection

Há 25 anos, em 8 de agosto de 2000, Rob Halford se aventurava em mais uma banda e lançava “Resurrection“, seu álbum de estreia, que é assunto do nosso bate-papo desta sexta-feira.

Após a saída do Judas Priest, em 1992, ele se aventurou no Groove Metal com o Fight, que teve curta duração e depois tentou a sorte no Metal industrial com o Two, mas logo ele retornaria para a segurança que era o Heavy Metal tradicional, fundou a banda que leva seu nome e que segue em atividade até os dias atuais.

Para o novo projeto, ele recrutou os guitarristas Mike Chlasciak e Patrick Lachman, o baixista Ray Riendau e o baterista Bobby Jarzombek. O álbum levou cerca de dois anos para ser completamente gravado. As gravações começaram em 15 de agosto de 1998 e terminaram em 27 de junho de 2000. A produção foi responsabilidade de Roy Z.

Alguns estúdios foram utilizados para gravação: Halford gravou seus vocais no Bauwhaus Studios, nos Países Baixos. O mesmo estúdio foi utilizado para gravações adicionais. As guitarras e o baixo foram gravados no estúdio Sound City, na Califórnia. Algumas outras partes foram gravadas no American Recording, também localizado na Califórnia. A mixagem foi realizada no Bauwhaus Studios e também no Mi Sueño Recording Studios, que fica em Tenerife.

O álbum conta com algumas participações especiais: Bruce Dickinson, que havia acabado de retornar ao Iron Maiden, cantou na faixa “The One You Love to Hate“. O baterista Pete Parada, que anos depois seria demitido do The Offspring por ser antivax, participou da mesma música que Bruce Dickinson. Roy Z tocou guitarra, escreveu algumas canções e depois assumiu o posto de segundo guitarrista da banda. O tecladista Ed Ross também participou do play.

Uma curiosidade sobre a faixa “Silent Screams“, que trata-se de uma regravação do Two. Halford fez uma versão mais Heavy Metal da música e a incluiu no álbum, que é formado por doze canções, tem duração de 48 minutos e bons momentos como na faixa-título, em “Made in Hell“, “Locked and Loaded” e “Night Fall“.

O álbum foi bem recebido pela crítica especializada e os fãs que estavam em uma espécie de litígio com o vocalista pelos seus projetos pós-Judas Priest, se acalmaram ao vê-lo voltando ao Heavy Metal. Em entrevista da época, ele afirmava que voltou com mais paixão ao estilo que o conseguiu.

O álbum figurou em algumas paradas de sucesso pelo mundo: foi 9° no Japão, 12° na Alemanha, 21° na Suécia, 42° na Áustria e 90° na Suiça. Era época em que a venda de CD’s começava a decair de forma vertiginosa, mas mesmo assim, Rob Halford conseguiu mostrar que ainda tinha, e segue tendo, muito a dar pelo Heavy Metal.

O Metal God esteve no Brasil para se apresentar no Rock in Rio de 2001, que marcava o retorno do festival após dez anos. Das 14 músicas que ele tocou em seu set, seis foram do nosso aniversariante, afinal, era a turnê de divulgação do álbum.

Depois ele retornou ao Judas Priest e segue conciliando as duas bandas. Está sempre em atividade em suas redes sociais, sempre com um posicionamento firme em relação à sua sexualidade, afinal, ele foi um dos primeiros a se assumir publicamente como homossexual. Hoje é dia de celebrar este belo álbum, que vai envelhecendo muito bem, obrigado.

Resurrection – Halford
Data de lançamento – 08/08/2000
Gravadora – Metal-is

Faixas:
01 – Resurrection
02 – Made in Hell
03 – Locked and Loaded
04 – Night Fall
05 – Silent Screams
06 – The One You Love to Hate
07 – Cyberworld
08 – Slow Down
09 – Twist
10 – Temptation
11 – Drive
12 – Saviour

Formação:
Rob Halford – vocal
Patrick Lachman – guitarra
Mike Chlasciak – guitarra
Ray Riendau – baixo
Bobby Jarzombek – bateria

Participações especiais:
Roy Z – guitarra
Bruce Dickinson – vocal em “The One You Love to Hate”

Pete Parada – bateria em “The One You Love to Hate”

Ed Ross – teclado

Flávio Farias

Fã de Rock desde a infância, cresceu escutando Rock nacional nos anos 1980, depois passou pelo Grunge e Punk Rock na adolescência até descobrir o Heavy Metal já na idade adulta e mergulhar de cabeça na invenção de Tony Iommi. Escreve para sites de Rock desde o ano de 2018 e desde então coleciona uma série de experiências inenarráveis.

One thought on “Rob Halford: há 25 anos, vocalista voltava ao Heavy Metal com o lançamento de “Resurrection

  • agosto 8, 2025 em 10:02 pm
    Permalink

    Esse album foi destaque nas revistas da época, gosto dos riffs que marcaram muito no album!!!! Halford detonou nos shows da época com seus agudos potente, bons tempos de antigamente!!!! Valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *