Rock N’ Roll Racing completa 30 anos. O rock no Super Nintendo

Let the carnage begin!

Rock & Roll Racing – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rock N’ Roll Racing obviamente é algo histórico para os trintões da atualidade, ou pelo menos dos que estão lá ou até, já passaram. Os atuais consoles de vídeo game, ou até mesmo os computadores, nos permitem ouvir a nossa música favorita enquanto jogamos o nosso jogo favorito.

Mas para os dessa geração anterior, como eu, sabe que lá atrás as coisas eram bastante diferentes. Se você quisesse ouvir sua banda predileta enquanto jogava, teria de ter um bom walkman e paciência para trocar suas pilhas enquanto jogava. E convenhamos, ter um Super Nintendo e um walkman em plena década de 90 era pode aquisitivo de pouquíssimos.

Rock n' Roll Racing / Гонки под рок-н-ролл - Играть Онлайн

Mas um jogo em especial fez a febre entre os headbangers e rockers da época. Estamos de Rock n Roll Racing, que foi lançado em 4 de junho de 1993. A proposta era algo corriqueiro da época, monstros que se aventuravam em uma corrida que era uma verdadeira batalha.

Se passaram exatos mil anos desde a construção do circuito de Indianapolis e após descobrir vida extraterrestre, um campeonato interplanetário é laçado, com a participação de seis planetas diferentes.

Rock and Roll Racing (Multi): que a carnificina comece - GameBlast

Há algumas inovações para a época do jogo. Lançado pela Silicon e Synapse, atualmente hoje a famosa Blizzard, foi um dos primeiros a trazer uma câmera isométrica, que causou alguma confusão em alguns jogadores da época. O design traz um desenho bastante artístico, com cores vivas e modelos de carros futurísticos.

Para o jogador avançar os níveis, é necessário alcançar um determinada quantidade de pontos, e conforme avança, os níveis vão ficando mais difíceis e é preciso fazer mudanças no carro escolhido em lojinhas do play.

Rock N' Roll Racing (Multi), a mistura explosiva entre carros e som | Jogo Véio

Mas o que muito marcou de Rock N’ Roll Racing, é claro, assim como seu nome sugere, a trilha sonora. Mesmo em um consolo de 16 bits como era o Super Nintendo, era fácil reconhecer “Paranoid” do Black Sabbath ou “Highway Star” do Deep Purple. Ao todo eram parte da trilha:

  • Paranoid (By Black Sabbath),
  • Peter Gunn (By Henry Mancini)
  • Highway Star (By Deep Purple)
  • Born To Be Wild (By Steppenwolf)
  • Bad To The Bone (By George Thorogood)

Houve ainda uma versão do jogo para Mega Drive, que trazia uma faixa exclusiva:

  • Radar Love (By Golden Earring)

Entre as corridas, também era possível ver o narrador gritando frases de efeito. A voz foi feita por Larry Huffman, que atuou como comentarista da ABC, CBS, NBC, Tnn, ESPN e Speedvision, além de ter sido dono do seu próprio programa na televisão intitulado de “O Motociclismo Mundial com Larry Huffman”. Larry ganhou o prêmio de melhor comercial de radio de 1985 do sul da Califórnia e foi nessa ocasião que ele ganhou o apelido de “supermounth” pelo “Los Angeles Times” por conseguir falar mais de 300 palavras em um minuto.

Algumas das frases ditas por ele no jogo são, “Let the carnage begin”,  “The stage is set, the green flag drops”, “Get’s hammered”, e outras mais.

Rock N’ Roll Racing é até hoje muito lembrado por muitos saudosistas, mesmo em meio a tanta tecnologias e novos patamares que os jogos eletrônicos conquistaram em dias atuais. Os 30 anos do jogo são históricos. E claro, fica aqui a dica para aproveitar a data de hoje para relembrar o jogo e até mesmo, tendo a oportunidade de o apresentar para a molecada de hoje.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Rock N’ Roll Racing completa 30 anos. O rock no Super Nintendo

  • maio 20, 2024 em 9:50 pm
    Permalink

    Lá no cdromance já existe uma versão Hack desse jogo para Mega drive, com novas músicas…ficou muito bom!!!! Joguei muito a versão Super Nes, nunca zerei…jogava em casa de amigos e locadoras!!!! Em termos de jogo e jogabilidade parecida…recomendo o clássico Biker Mice from Mars do Snes!!!! Só tenho boas lembranças desses games, valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *