Roger Waters tem notificação na justiça brasileira para cancelar shows no país
*ATUALIZADO EM 10/06 as 13:16
Recém anunciada a aguardada passagem de Roger Waters no Brasil, as coisas podem mudar de figura.
Após a polêmica na Alemanha com o uniforme em referência a SS, o ex Pink Floyd teve uma notificação na justiça brasileira para que seus shows sejam todos cancelados.
De acordo com O Tempo, o advogado Ary Bergher, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), entrou com uma ação contra o cantor Waters para que ele seja impedido de ingressar no país e realizar shows em território nacional, conforme confirmado pelo próprio à Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira (9).
Bergher declarou:
“Entrei com o pedido como cidadão, brasileiro e judeu. Ele é um nazista que deve ser contido e preso”.
No caso de Waters ingressar no Brasil, Bergher e mais duas advogadas que movem a ação, desejam que sejam escaladas polícias Federal e Civil para monitorar as apresentações do artista.
Conforme reportou o Estado de Minas, Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, informou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que se Waters fizer o uso do uniforme em algum de seus shows no Brasil, ele será preso pela Polícia Federal.
Ainda não há nenhuma resposta da justiça sobre o caso.
ATUALIÇÃO
O ministro Flávio Dino atualizou a sua fala em posts de suas redes sociais no Twitter e noticiado pelo O Globo e em posts em suas redes sociais. Ele disse
“É regra geral que autoridade administrativa não pode fazer censura prévia, sendo possível ao Poder Judiciário intervir em caso de ameaça de lesão a direitos de pessoas ou comunidades. No Brasil, é crime, sujeito inclusive à prisão em flagrante: fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.”
Aproveito a ‘polêmica’ sobre suposta ‘censura’ a show, para frisar o meu modesto entendimento: o momento político brasileiro exige PONDERAÇÃO, EQUILÍBRIO e CAPACIDADE DE OUVIR A TODOS. Sou ministro da Justiça do BRASIL e não me cabe concordar ou discordar de pedidos sem sequer ler os argumentos dos interessados. Posturas ‘canceladoras’, supostamente ‘radicais’ e ‘revolucionárias’, no atual contexto, só servem para fortalecer a EXTREMA-DIREITA e propiciar o seu retorno ao poder”.
No Twitter, Waters declarou sobre o caso na Alemanha:
“Minha recente apresentação em Berlim atraiu ataques de má-fé daqueles que querem me difamar e silenciar porque discordam de minhas opiniões políticas e princípios morais”
Roger Waters passa com a sua “This is a Not Drill” por Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. O show em São Paulo teve os ingressos esgotados, com uma segunda data sendo agendada. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.