Roger Waters tem notificação na justiça brasileira para cancelar shows no país

*ATUALIZADO EM 10/06 as 13:16

Recém anunciada a aguardada passagem de Roger Waters no Brasil, as coisas podem mudar de figura.

Após a polêmica na Alemanha com o uniforme em referência a SS, o ex Pink Floyd teve uma notificação na justiça brasileira para que seus shows sejam todos cancelados.

De acordo com O Tempo, o advogado Ary Bergher, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), entrou com uma ação contra o cantor Waters para que ele seja impedido de ingressar no país e realizar shows em território nacional, conforme confirmado pelo próprio à Folha de S.Paulo, nesta sexta-feira (9).

Bergher declarou:

“Entrei com o pedido como cidadão, brasileiro e judeu. Ele é um nazista que deve ser contido e preso”.

No caso de Waters ingressar no Brasil, Bergher e mais duas advogadas que movem a ação, desejam que sejam escaladas polícias Federal e Civil para monitorar as apresentações do artista.

Conforme reportou o Estado de Minas, Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, informou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que se Waters fizer o uso do uniforme em algum de seus shows no Brasil, ele será preso pela Polícia Federal.

Ainda não há nenhuma resposta da justiça sobre o caso.

ATUALIÇÃO

O ministro Flávio Dino atualizou a sua fala em posts de suas redes sociais no Twitter e noticiado pelo O Globo e em posts em suas redes sociais. Ele disse

“É regra geral que autoridade administrativa não pode fazer censura prévia, sendo possível ao Poder Judiciário intervir em caso de ameaça de lesão a direitos de pessoas ou comunidades. No Brasil, é crime, sujeito inclusive à prisão em flagrante: fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.”

Aproveito a ‘polêmica’ sobre suposta ‘censura’ a show, para frisar o meu modesto entendimento: o momento político brasileiro exige PONDERAÇÃO, EQUILÍBRIO e CAPACIDADE DE OUVIR A TODOS. Sou ministro da Justiça do BRASIL e não me cabe concordar ou discordar de pedidos sem sequer ler os argumentos dos interessados. Posturas ‘canceladoras’, supostamente ‘radicais’ e ‘revolucionárias’, no atual contexto, só servem para fortalecer a EXTREMA-DIREITA e propiciar o seu retorno ao poder”.

No Twitter, Waters declarou sobre o caso na Alemanha:

“Minha recente apresentação em Berlim atraiu ataques de má-fé daqueles que querem me difamar e silenciar porque discordam de minhas opiniões políticas e princípios morais”

Roger Waters passa com a sua “This is a Not Drill” por Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. O show em São Paulo teve os ingressos esgotados, com uma segunda data sendo agendada. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *