Ron Keel brinca em entrevista: “Tecnicamente ainda sou um membro do Black Sabbath!”
O canal do YouTube Heavy Culture conversou com o vocalista Ron Keel, músico estadunidense conhecido pelos seus trabalhos com as bandas Keel, Steeler e Saber Tiger, e que no momento investe em carreira solo com o Ron Keel Band. Keel também investiu seu trabalho em uma estação de rádio voltada ao Hard Rock, a KBAD-FM, além de lançar sua autobiografia “Even Keel: Life on the Streets of Rock N Roll” ao mesmo tempo em que saía seu primeiro trabalho solo, “Metal Cowboy”, em 2014. Nestes cerca de 40 anos de estrada o músico participou de diversos outros projetos, sejam eles em bandas ou na indústria musical. O mais recente trabalho de Keel é o single “When This Is Over”, single de junho de 2022.
No bate-papo com o Heavy Culture realizado no final de agosto, Keel contou não apenas as novidades que o cercam, mas também curiosidades sobre sua extensa carreira. Sobre as últimas atividades, comentou que anda bem ocupado, cheio de projetos, e contou que o último single foi um sucesso: “Adoro trabalhar e adoro o que faço, cantando, tocando e escrevendo músicas, subindo no palco e compartilhando música com os fãs e o público. Tenho um novo single que acabamos de lançar do qual estamos muito orgulhosos e empolgados chamado “When This Is Over”. Você pode encontrar tudo o que estou fazendo em ronkeel.com e o novo single tem feito muito sucesso e estamos felizes com a resposta dos fãs ao redor do mundo, que abraçaram essa nova música”.
Indagado sobre o período de pandemia, Keel explicou que não foi tão afetado: “Odeio dizer isso, mas eu não fui tão afetado quanto a maioria dos artistas. Eu ainda pude tocar, fizemos alguns grandes festivais e eu tenho uma plataforma online no Patreon que eu construí há quatro anos quando minha esposa estava com câncer e naquele ano eu não pude fazer turnês. Esse foi o ano que tiver que ficar em casa e cuidar dela e estar com ela até o fim… Ela está bem agora e está livre do câncer por cinco anos, mas isso me deu uma oportunidade para construir esta plataforma online para que eu ainda possa fazer o que amo e entreter as pessoas online, com todos os tipos de conteúdos exclusivos. A pandemia de COVID não significa que eu estava pronto, já estávamos presos há quatro anos quando minha esposa por diagnosticada com câncer, então foi um grande desafio descobrir esta plataforma online e poder entreter as pessoas”.
O vocalista ainda contou detalhes de seu teste para entrar no Black Sabbath, em 1984. Na época, Tony Iommi, que a recém havia trabalhado com Ian Gillan, passava por mais uma troca de vocalistas, e foi aí que Ron Keel entra na história: “É uma grande emoção para eu saber que duas das minhas bandas favoritas de todos os tempos, Kiss e Black Sabbath, tem um pouco de mim na história de ambas… Trabalhei com Gene Simmons do Kiss, que produziu dois dos meus álbuns, ele foi um grande mentor e amigo para mim. Para o Black Sabbath não foi uma audição, eu consegui o emprego e fui membro do Black Sabbath por muito pouco tempo, mas a verdade é que eles nunca me ligaram para dizer que “você está demitido”, então tecnicamente ainda sou um membro do Black Sabbath! Foi uma experiência incrível conhecer Tony Iommi e Geezer Butler, meus heróis, e sair com eles e falar sobre o futuro. Estávamos trabalhando na construção de algo, mas não deu certo. Eu tive a sorte de ser incluído em um álbum anos atrás chamado “Emerald Sabbath”, com muitos ex-integrantes do Black Sabbath. Nós nos reunimos e fizemos um álbum onde cantei três músicas. Nesse álbum eu faço covers das músicas “Hole in the Sky”, “Trashed” e “Die Young”. Estou muito orgulhoso por ter feito cover de todos os três cantores e Ronnie James Dio era um amigo querido… Foi um grande desafio tentar fazer um cover dessas músicas, então eu finalmente consegui cantar algumas das minhas músicas favoritas do Sabbath com alguns caras do Sabbath”.
Keel ainda falou sobre a cena atual de Hard Rock, polêmicas com Graham Bonnet e o álbum de covers “South X South Dakota”, lançado em 2020.
Créditos da foto: Divulgação
Para conferir o bate-papo completo, acesse: