Shavo Odadjian sobre nu-metal: “não era um estilo, foi uma era”

Shavo Odadjian, baixista do System of a Down, falou sobre o nu-metal e o que ele acha sobre o estilo. Em conversa com New & Approved ele diz:

“Alguém me perguntou recentemente sobre ser uma banda de ‘nu metal’. E eu tenho uma visão diferente sobre o nu metal. Não é um estilo. Foi uma era em que as bandas tocavam música pesada, mas faziam de outra maneira. Eles não faziam o heavy básico dos anos 80. Eles misturavam rock-metal com algo diferente, seja hip-hop, punk rock, coisas ecléticas, complicadas, coisas progressivas, prog psicodélico. As pessoas faziam coisas diferentes. Por exemplo, Deftones tinha aquela vibe Portishead que eles trouxeram para o metal. É muito legal. Há todo um estilo agora — há todo um estilo de música Deftones agora estourando no TikTok. 

Se você pensar bem, mano, mesmo que tenhamos sido um pouco vilanizados, a coisa do nu metal foi cafona por um tempo porque cada era sai e é legal. Então algumas bandas surgiram e arruinaram aquela vibe legal… O heavy metal era ótimo nos anos 80. Então essas bandas surgiram que meio que arruinaram tudo, as bandas de glam metal mais cafonas surgiram. Não quero nomeá-las, mas algumas bandas cafonas surgiram.” 

O nu-metal teve seu auge entre os anos de 1994 e 2004, com diversas bandas que eram diferentes entre si, mas que fortaleceram o movimento, entre elas Korn, Limp Bizkit, Deftones, Coal Chamber, System of a Down, entre outras várias.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *