Taake tem turnê cancelada por simpatizar com ideologias extremas, segundo jornal

O The Guardian publicou uma matéria sobre o cancelamento da banda norueguesa de black metal, Taake, que foi acusada de simpatizar com ideologias extremas.

O grupo é conhecido por simpatizar com apologias ao nazismo e anti-islâmicas, e a sua turnê, “Southern Funeral”, tinha quatro shows programados para acontecer no início de fevereiro na Austrália, mas os produtores decidiram suspender as apresentações. Segundo o produtor dos shows, “foi cancelada por motivos fora de nosso controle“:

“Desculpas aos detentores de ingressos/pessoas que desejam ver esses 2 atos, vocês receberão uma atualização e reembolso total de sua empresa de venda de ingressos”

O show que aconteceria no Manning Bar da Universidade de Sydney, resolveu cancelar a sua data após os alunos exigirem que a banda não estivesse no local devido as suas polêmicas.

Em 2018, o Taake cancelou uma turnê nos Estados Unidos devido a uma campanha online destacando incidentes anteriores, incluindo um incidente de 2007 em que o vocalista Hoest apareceu no palco com uma suástica pintada no peito.

A banda posteriormente desmentiu a imagem, dizendo que foi um engano e uma interpretação errada do significado da vestimenta, e negou que suas letras refletissem qualquer sentimento racista: “Muitas dessas afirmações são simplesmente ridículas“, disse o empresário da banda, Bjørnar Erevik Nilsen , à Newsweek em 2018. “Eles não gostam desse tipo de coisa.”

Sobre a suástica, Nilsen disse à Newsweek : “Foi uma provocação. Não é qualquer tipo de apelo à ideologia de direita … A banda também fez shows em Israel, o que seria completamente ridículo se fosse uma banda nazista.”

Ainda, de acordo com a Pitchfork , Hoest se apresentou em 2013 enquanto usava uma camisa com um símbolo anti-islâmico, além de um colar de cruz de ferro.

Hoest negou repetidamente as alegações dos laços de sua banda com a supremacia e nacionalismo branco. Em entrevista ao Metal Insider , ele disse: “Apresentar-nos como ‘neo nazistas’, ‘abertamente racistas’, ‘usando suásticas’ (no plural, como se fosse um hábito meu), etc. são apenas mentiras. E ‘islamofóbicos ? Uma fobia é uma doença mental irracional. Muito pelo contrário, a religião é uma doença mental irracional.”

Siga o Confere Só no Instagram e no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do rock/metal

https://www.facebook.com/SouthernExtremeties/posts/676798884138453

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *