Tarja Turunen encanta milhares de fãs em seu retorno à São Paulo na Turnê “Living The Dream -The Hits Tour 2023”

FOTO: ANDRE TEDIM

Havia pouco mais de um ano que a soprano finlandesa tinha tocado em São Paulo, Limeira e Rio de Janeiro. Desta vez Porto Alegre (Bar Opinião) São Paulo (Tókio Marine Hall) e Limeira (Mirage Eventos). Esses foram os locais escolhidos para as apresentações, sendo mais uma vez trazidos pela competente produtora Top Link Music.

Dia 23/09 foi a data para São Paulo na excelente casa Tókio Marine Hall, uma noite quente, porém muito agradável, fator esse que provavelmente contribuiu para que o público chegasse mais cedo. Por volta de 18:00 os portões foram abertos, camarotes, pista premium e pista comum estavam simplesmente lotados quando a primeira banda começou a se apresentar por volta de 20:25hs.

Duas bandas se encarregaram de abrir o Show de Tarja, a primeira foi a Lumnia, do Rio de Janeiro, com seu Metal Sinfônico e partes que lembram Death e Doom Metal. De inicio o som estava muito alto, o que foi corrigido em algumas músicas adiante. A banda Carioca conta com: Odete Salgado – Vocais Hugo Neves e Marcel Gil (Guitarras) Pedro Mello (Baixo) e Matheus Moura (Bateria). Eles estão com um disco recém lançado em março desse ano chamado: “Humanity Despair” Conseguiram ganhar a atenção de boa parte do público, principalmente os da frente do palco. Destaque para a vocalista super carismática e com uma presença de palco marcante.

A segunda banda de abertura foi a paulistana Santo Graal, Metal Sinfônico bem executado pelos excelentes músicos.

 

Pouco a pouco foram conquistando a platéia, que à essa hora já estavam para lá de ansiosos pelo show de Tarja, porém o carisma, entusiasmo e talento de Natália Fay mostrou que a Santo Graal está equiparado no quesito Metal Sinfônico mundial.

Um detalhe é que a presença feminina na banda é bem forte, agradou o público com músicas melancólicas, teclados e guitarras marcantes e uma violoncelista super competente.

Destaque para a música “Black Swan” uma releitura de “O Lago dos Cisnes de Tchaikovsky” teve uma participação de uma bailarina clássica profissional que fez uma coreografia muito bonita e a maneira que executava os movimentos precisos, cativou muito o público, já que todos foram pegos de surpresa nessa introdução de balé clássico com o metal.

Santo Graal são: Natália Fay – Vocais, Carol Claro – Teclados , Paulo Francioli – Guitarras, Rafa Martini – Bateria, Rebeca Montanha – Violoncelista, Carlos (Carlão) – Baixo

Chegou a vez da apresentação mais aguardada da noite: Tarja! Pontualmente às 23:00hs. Toda de preto e cantando divinamente a música “Eye of the Storm” do seu Mis recente álbum de estúdio “In the Raw” (2019). Ela já entrou sorrindo e aparentemente muito feliz em estar novamente se apresentando em terras brasileiras, contagiando imediatamente o público, algo em torno de 3.800 pessoas.

Ao terminar a primeira música, falou com o público em português, o que fez os fãs se derreterem ainda mais quando ela fez um símbolo de coração com as duas mãos.

Sentou ao teclado e emocionada, lembrou do passado, falando que sentia saudade de São Paulo, que a primeira vez que veio era “pequena” se referindo ao começo de sua carreira após ter saído do Nightwish. – Continuou ela: “E vocês ainda estão aqui! Muito obrigada, eu amo vocês!” Ainda sentada ao teclado, Tarja junto com a banda tocaram “Shadow Play

Na música “Victim of Ritual” alguns fãs levaram alguns balões pretos e prata e jogaram para o alto para que os demais no público interagissem, até mesmo Tarja entrou na brincadeira.

Na clássica “Phantom of the Opera”, com a participação especial do renomado tenor Thiago Arancam, conhecido por protagonizar o musical “O Fantasma da Ópera” na passagem pelo Brasil em 2018. Juntos, fizeram uma performance incrivelmente linda de se ver.

Como tudo o que é bom acaba, o show de Tarja Turunem chegou ao “fim” porém ao som de “Olê, olê, olá…Tarja…Tarja!” a banda retornou para o famoso Bis. As escolhidas foram “Die Alive“Innocense” e “Dead Promisses”.

Para fechar com chave de ouro veio outro convidado super especial: Rafael Bittencourt. Chegou para tocar junto com TarjaOver the Hills and Far Away.

A formação atual de sua banda é simplesmente impecável: Alex Scholpp – (Guitarra), Julian Barrett (Guitarra), Pit Barrett (Baixo), Alex Menichini (Bateria) e Guillermo de Medio (Teclados). Deu para notar que são muito entrosados e uma ótima energia entre eles, exímios músicos, sem exceções.

Como a própria Tarja disse, agradecendo aos fãs desde que era “pequena” e continuaram fiéis ao número no mínimo impressionante de 35 apresentações no Brasil em carreira solo. Além de talento inesgotável, presença de palco, simpatia e carisma, que arrebata o coração dos fãs e faz que cada vez mais aumente essa legião.

Ano que vem já está confirmado uma Turnê junto com seu ex-parceiro de Nightwish: Marko Hietala. Será em março de 2024, portanto, nem vai dar tempo de sentir saudades e a Diva Lírica finlandesa já estará em solo brasileiro novamente! O que nos resta é aguardar e prestigiar mais uma vez Tarja Turunem, que é sinônimo de talento e carisma intermináveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *