Therion – “Leviathan II” (2022)
Lá se vão mais de 30 anos de carreira do Therion, desde os primórdios, até mudanças na formações, mudança do próprio nome e também, da sua sonoridade, que no início era mais voltada ao doom metal principalmente, agora, indo mais num rumo do sinfônico.
Em 2021 a banda começa o que se promete ser uma trilogia, com “Leviathan”, e eis que em 22, vem o seu segundo capítulo, lançado pela Nuclear Blast e distribuído pela Shinigami Records no Brasil.
O álbum continua soando como mais próximo aos fãs da banda, ainda que seja mais fácil de assimilar do que o primeiro capítulo da saga.
As músicas se tornam mais lineares, como “Aeon of Maat” e “Alchemy of the Soul”, “Lunar Coloured Fields” também entra nesse time, com um refrão que traz vozes sobrepostas e arranjos orquestras bonitos, dando clima no andamento. “Mairjin Min Nar” é bastante melódica e se torna um respiro mais brando, para o peso voltar em “Midnight Star”, com uma música bastante groovada, mudanças no andamento e peso dentro do que a banda apresenta.
O álbum continua pela frente sem muitas diferenças entre as músicas e mudar o formato de suas composições dos últimos registros.
Como dito, ao fãs da banda ou do gênero, será um prato cheio o que foi servido aqui. Já aos que não são tão apreciadores, terão um pouco de dificuldade em degustar o que está sendo posto em mesa aqui. Ainda que há qualidades a serem vistas aqui, como a boa produção e as boas composições, que mesmo que como ressaltei, sejam um pouco mais simples do que antes, continuam sendo uma soma de inspiração.
NOTA: 7