Um apanhado de faixas até então inéditas, “Ghost Stories” é um bom disco do Blue Öyster Cult

Texto por: Mário Pescada

Ainda no embalo das comemorações dos seus cinquenta anos de estrada completados em 2022, o mais que veterano BLUE ÖYSTER CULT lançou esse ano “Ghost Stories” (2024), seu décimo quinto disco de estúdio e apontado como o disco que encerrou a carreira do grupo – ao menos em estúdio, já que seu site oficial estampa “Em turnê para sempre!” junto de algumas datas de shows e anunciaram mais um disco ao vivo, “’50th Anniversary Live – Second Night”, em vinil triplo ou 2 CD+DVD, saindo agora em agosto.

“Ghost Stories” (2024) não é um disco de inéditas, ele é um resgate de músicas escritas, mas não lançadas, entre os discos “Spectres” (1977), “Fire Of Unknown Origin” (1981) e “Revölution By Night” (1983), com exceção dos covers de “If I Fell”, dos BEATLES, gravada em 2016, “We Gotta Get Out Of This Place”, de BARRY MANN e CYNTHIA WEIL, bela música também regravada pelo THE ANIMALS e “Kick Out The Jams”, do explosivo MC5 que o BLUE ÖYSTER CULT costuma tocar ao vivo há um bom tempo. Não foi revelado o motivo dessas músicas terem ficado de fora dos citados discos no passado, mas agora, enfim, foram recuperadas ou mesmo finalizadas, com um vocal aqui, um riff ali.

E não deve ter sido pouco trabalho montar o disco, assim como fazer essa resenha, devido ao tamanho de detalhes que ele carrega. Primeiro, ele reuniu os membros originais. Depois, envolveu George Geranios, engenheiro de áudio exclusivo da banda por dez anos, que coproduziu as gravações originais feitas entre 1978-1983, gravadas em fitas analógicas, aquelas de bobinas em que todo trabalho de produção era manual. Essas faixas foram então convertidas com a ajuda de inteligência artificial para áudio digital e, a partir daí, foram desmixadas (termo inglês, nem tem no nosso dicionário), remixadas e produzidas por Steve Schenck, que há décadas vem trabalhando com o grupo e pelo guitarrista Richie Castellano, que se apresenta com a banda desde 2003.

Se não brilhante, “Ghost Stories” (2024) é outro bom registro de uma das bandas de rock mais influentes da história, ainda que seu auge tenha durado até meados dos anos 80, quando o rock progressivo entrou em decadência. Suas apresentações impactantes para a época e suas letras com temáticas baseadas na literatura, ficção científica e fantasia, acabaram influenciando boa parte da geração heavy metal surgida no começo da década de 80, o que não é pouca coisa.

No geral, achei o disco bem agradável, com músicas bem equilibradas, apesar de ser um apanhado de épocas distintas. “So Supernatural” tem um ritmo muito bom, graças ao baixo marcante; “We Gotta Get Out Of This Place”, cover de BARRY MANN e CYNTHIA WEIL, também gravada pelo THE ANIMALS, tem uma aura bem anos 70s; “Soul Jive”, feita juntamente com a poetisa do punk, PATTI SMITH, que nos anos 70 estava em um romance com o tecladista Allen Lanier, tem muito swing; “The Only Thing” é uma balada com um bonito solo de órgão; “Kick Out The Jams” não tem a fúria do MC5, mas não faz feio e “If I Fell”, dos BEATLES, fecha bem o disco.

Tenho lá minhas dúvidas se os seguidores do “Culto da Ostra Azul” ficarão mesmo órfãos da banda após esse lançamento, mas acho isso para eles pouco importa, já que o legado o grupo está feito.

NOTA: 8

“Ghost Stories” (2024) está disponível no Brasil pela parceria da Shinigami Records com a Frontiers Music.

Formação:

Eric Bloom: guitarra, teclados, vocais

Albert Bouchard: bateria, vocais

Joe Bouchard: baixo, guitarra, teclados, percussão, vocais

Allen Lanier: guitarra, teclados

Donald “Buck Dharma” Roeser: guitarra, vocais

Rick Downey: bateria (faixas 3 e 11)

Richie Castellano: guitarra, teclados, vocais

Faixas:

01 Late Night Street Fight

02 Cherry

03 So Supernatural

04 We Gotta Get Out Of This Place (BARRY MANN e CYNTHIA WEIL cover)

05 Soul Jive

06 Gun

07 Shot In The Dark

08 The Only Thing

09 Kick Out The Jams (MC5 cover)

10 Money Machine

11 Don’t Come Running To Me

12 If I Fell (THE BEATLES cover)

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *