Van Halen: há 39 anos, era lançado “5150”, a estreia de Sammy Hagar
Há 39 anos, em 24 de março de 1986, o Van Halen lançava “5150“, o sétimo álbum da rica carreira da banda e que é tema do nosso bate-papo desta segunda-feira.
O álbum marca a estreia do vocalista Sammy Hagar, que havia entrado um ano antes, em lugar de David Lee Roth. Ele ficou no Van Halen até o ano de 1996. Eddie teve alguma dificuldade em escolher o novo frontman, mas o mecânico que trabalhava na manutenção do Lamborghini do guitarrista, indicou Hagar, que era vocalista do Monstrose. A química entre os dois foi imediata e logo começaram a trabalhar em novas canções.
O título do álbum é uma referência ao estúdio caseiro de Eddie Van Halen, 5150, que por sua vez, é uma referência a um termo de lei da Califórnia, utilizada para uma pessoa mentalmente perturbada (seção 5150 do Código do Bem-Estar da Califórnia). Outra mudança se deu também na produção: Ted Templeman, que havia produzido todos os álbuns da banda até o momento, saiu para produzir o álbum solo de David Lee Roth. “5150” foi produzido por Donn Landee e Mick Jones.
O quarteto ficou trancafiado no estúdio de Eddie Van Halen, entre os meses de novembro de 1985 e fevereiro de 1986. A grande diferença entre este álbum e os anteriores estava no som da guitarra, que antes era alta na mixagem, para simular uma sonoridade “ao vivo”, desta vez foi modificada. Especula-se que foi uma ação de Donn Landee, já que ele não era apreciador do “som ao vivo”.
Para a capa, eles escolheram uma imagem em que Atlas aparece ajoelhado, segurando uma esfera metálica espelhada em seus ombros, com o logotipo da banda no centro da esfera. A figura está representada em um estilo Art déco. O título do álbum aparece em uma corrente que envolve o pescoço de Atlas. Na contracapa, Atlas aparece desmaiado, a esfera caída e quebrada, revelando a banda dentro dela.
Musicalmente, o álbum traz 9 canções em 43 minutos. Algumas canções de amor e baladas, o que era um contraste em relação aos álbuns anteriores do Van Halen. Os destaques são músicas como “Why Can’t This be Love“, “Good Enough” e “Love Walks in“. É o primeiro álbum do Van Halen a não ter nenhuma canção instrumental, como a banda costumava incluir em seus discos anteriores.
Na época do lançamento, as críticas da imprensa especializada foram mistas. Alguns jornalistas criticavam a mudança de produtor, mas com o tempo, “5150” foi sendo considerado uma das gravações mais completas do Van Halen. O álbum não só repetiu o sucesso de vendas de seu antecessor, “1984“, como atingiu a melhor posição na “Billboard 200″, ficando com o 1° lugar.
Em outras partes do mundo, o álbum também figurou nas paradas de sucesso: foi 2° no Canadá, Finlândia e Suécia, 4° no Japão, 5° na Austrália e Noruega, 11° na Alemanha, 13° na Áustria e Nova Zelândia, 16° na Suiça e Reino Unido e 30° nos Países Baixos. Foi certificado com Disco de Prata no Reino Unido, Disco de Ouro na Alemanha, Duplo Platina na Austrália, Triplo Platina no Canadá e Sêxtuplo Platina nos Estados Unidos.
A nova formação saiu em turnê e como Sammy Hagar ficava desconfortável em cantar as músicas da época de David Lee Roth, o Van Halen passou a tocar praticamente todo o álbum “5150“, acrescentando músicas da carreira solo de Hagar e um cover para “Rock and Roll“, do Led Zeppelin. Da época de seu antigo vocalista, “You Really Got Me“, “Panama” e “Ain’t Talkin’ ‘bout Love” permaneciam no repertório. Como Sammy Hagar também toca guitarra, isso dava brechas para Eddie tocar teclado ao vivo.
Em outubro de 2023, o álbum foi remasterizado e lançado, em um box batizado “The Collection II“, que consiste nos quatro álbuns originalmente gravados com Sammy Hagar no vocal e um disco extra, contendo raridades desta época. E Alex Van Halen promete lançar mais músicas inéditas deixadas por Eddie.
Hoje não temos Eddie Van Halen entre nós, mas temos esse belíssimo legado que ele e seus parceiros nos deixaram. E hoje é dia de celebrar esse disco que se aproxima dos 40 anos, envelhecendo muito bem.
5150 – Van Halen
Data de lançamento – 24/03/1986
Gravadora – Warner
Faixas:
01 – Good Enough
02 – Why Can’t This Be Love
03 – Get Up
04 – Dreams
05 – Summer Nights
06 – Best of Both World
07 – Love Walks In
08 – 5150
09 – Inside
Formação:
Eddie Van Halen – guitarra/ teclado/ backing vocal
Sammy Hagar – vocal/ guitarra
Michael Anthony – baixo/ backing vocal
Alex Van Halen – bateria