Ross Valory, ex baixista do Journey, explica porque Jeff Scott Soto não era o cara certo para a banda
Ross Valory, ex baixista do Journey, falou sobre a curta temporada em que Jeff Scott Soto esteve a frente da banda e o que ocasionou sua saída. Em conversa com o Dr. Music, ele diz:
“Jeff se apresentou e eu fiz tudo o que ele podia fazer para preencher a vaga de várias outras pessoas em pouco tempo. Uma abordagem diferente para entretenimento, um tipo diferente de voz. Mas acho que ele fez o melhor que pôde e tiro o chapéu. Sua estadia no Journey foi bastante breve quando se tratava de escrever e arranjar novo material com Jeff, Neal e Jonathan. O estilo de Jeff era muito diferente do que tínhamos ou acreditávamos que a abordagem vocal característica do Journey seria perdida, então isso simplesmente não deu certo.”
Mesmo que por pouco tempo, Soto tem sua passagem pelo Journey como uma de suas maiores experiências profissionais, conforme ele disse em entrevista:
“Provavelmente uma das maiores experiências da minha vida. Eu a tratei com absoluto respeito – quando estou na estrada, costumo tomar algumas bebidas com os caras; eu bebo no palco e isso pode te desgastar mais para frente, se você exagerar. Quando entrei para o Journey, jurei que nem beberia cerveja. Não beberia cerveja no palco, depois do show. Não bebi vinho. Nada. Só fiquei longe do álcool porque essa é a única coisa que vai acabar com sua voz na turnê se você não tomar cuidado.
E eu não queria fazer nada que desrespeitasse a decisão deles de me colocar na banda. Eu queria entregar; eu sei que os fãs estavam sendo realmente críticos. Eu iria estar sob o microscópio todas as noites, sendo examinado, tipo, ‘Ah sim, ele não parece o tipo certo de cantor’, ou, ‘Ele parece áspero’, ou ‘Ele não consegue atingir as notas’. Eu não queria dar a eles desculpas e nenhuma razão para terem que defender por que me colocaram na banda.”
Soto se juntou ao Journey durante sua turnê de 2006, em conjunto com o Def Leppard. Ele substituiu Steve Augeri, que estava lidando com problemas vocais na época. Após uma série de shows, Soto foi oficialmente anunciado como o novo vocalista do Journey no final de 2006, mas ele foi demitido em junho do ano seguinte.