A opinião de Adrian Smith sobre a IA na música: “começo do fim”
Adrian Smith do Iron Maiden conversou com o podcast Scars And Guitars, onde ele falou sobre como redes sociais estão sendo responsáveis por uma grande onda de depressão e ansiedade em jovens. Ele diz:
“Bem, você só precisa dirigir pela rua e parar seu carro porque as pessoas estão passando na sua frente porque estão no celular. Elas são viciadas. Ei, eu sou sugado para isso como todo mundo. Às vezes, isso toma conta da sua vida. Você é bombardeado com todas as coisas que gosta. Tudo vem muito fácil, continua aparecendo no seu feed, todas as coisas que você ama, então você está lá, você está olhando para isso com o pescoço dobrado assim. Você é bombardeado com notícias 24 horas por dia, 7 dias por semana, sobre todas essas coisas terríveis que estão acontecendo no mundo. Quero dizer, o que você deve fazer? Não é natural ter que se preocupar tanto com absolutamente tudo.
Acho que as pessoas estão indo muito além de suas esferas pessoais, tentando mudar coisas sobre as quais não têm poder, porque estão cientes delas e então sentem que precisam fazer algo a respeito. E elas pararam de fazer o básico, colocar um pé na frente do outro, ganhar a vida, pagar seus impostos e apenas viver sua vida e ser feliz. E é só — não acho que isso deixa as pessoas felizes. De qualquer forma, um pequeno discurso aí.”
Smith também falou sobre o uso de Inteligência Artifiicial na música, o que vem sendo alvo de grandes debates por aí. Ele diz:
“De jeito nenhum. Não sei. Nem quero pensar nisso. Quer dizer, IA. O que foi que alguém estava me dizendo outro dia? Alguém, como presente de aniversário ou como presente para seus amigos, ele tinha uma música escrita por IA para cada um deles, usando a voz deles. E é simplesmente alucinante. É como o começo do fim. Quer dizer, a mídia social já é ruim o suficiente. Mas isso é apenas outro nível.
Não consigo ver isso tendo qualquer efeito”, ele continuou. “Quer dizer, até mesmo a gravação digital e o Pro Tools agora permitiram que qualquer um inventasse algo que — você pode apresentar algo que soe respeitável, mas é tudo feito por computadores. Pelo menos eu cresci na velha escola, onde você tinha que realmente tocar no estúdio; você não podia afinar depois. Então isso faz de você mais um artesão. Usamos a gravação digital porque é conveniente e economiza tempo e dinheiro.
IA, cara, eu não sei. Eu não sei”
Abaixo a entrevista completa!
Valeu!!!! Bom saber