Ian Gillan revela que Deep Purple deve voltar a América do Sul no próximo ano
Em entrevista concedida em 11 de setembro de 2025 ao Third Age Trust (que apoia instituições U3A no Reino Unido), o vocalista do Deep Purple, Ian Gillan, falou sobre a natureza única da banda e deu detalhes de uma possível turnê entre abril e novembro de 2026. A conversa, transcrita pelo Blabbermouth.net, incluiu também reflexões de Roger Glover, baixista, sobre o futuro da banda. Ele diz:
“Socialmente, Deep Purple é… quero dizer, tenho que dizer – se houvesse um planeta que tivesse cinco regiões polares, ele se chamaria Deep Purple. Somos todos tão diferentes – socialmente, politicamente e pelas atitudes gerais.
Eu acho que a razão pela qual nos amamos tanto quando estamos trabalhando é porque todos cedemos e fazemos concessões pelo bem maior, apenas para fazer a música. Então é uma banda muito feliz na estrada. Mas tenho que ser bem honesto, uma vez que a turnê termina… No ano passado, arrumei minhas malas em maio, e nós terminamos a turnê em novembro. Mas quando você vai para casa, ninguém manda e-mails ou faz ligações. Seguimos com uma vida diferente, e eu não vejo esses caras até voltarmos à estrada ou fazermos ensaios. Nós temos um tempo fantástico no estúdio, e isso é bom.”
Quando perguntado se o Deep Purple planeja voltar a tocar ao vivo em breve, Ian Gillan afirmou:
“No ano que vem será de abril até novembro, começando no Extremo Oriente e possivelmente América do Sul. Depois, em maio e junho, a temporada de festivais europeus por toda a Europa. Julho e agosto serão na América do Norte, acho que provavelmente Canadá, Estados Unidos e possivelmente México, ou isso pode ser depois. E então setembro, outubro [e] novembro será tour em arenas na Europa — norte, sul, leste e oeste da Europa.
Já perdi a conta de quantos meses isso é, mas são muitos.”
Roger Glover também comentou sobre a possibilidade de a banda continuar se apresentando enquanto seus membros estiverem em condições físicas, sem definir um show de despedida:
“Vejo muitas bandas fazendo turnê de despedida ou show final — o Black Sabbath fez isso recentemente, e outros já fizeram antes — mas isso não me atrai, e acho que o resto da banda também. Colocar uma data para o show final… onde seria? A pressão é grande demais. Eu prefiro simplesmente tocar e tocar, e de repente não estaremos mais tocando. Não precisamos sair com fanfarra — pelo menos eu não acho. É possível que outras pessoas discordem de mim, mas esse é o meu sentimento.”
Ele ainda disse que não lembra de quanto tempo passou desde que terminaram sua última grande turnê, mas que não veem necessidade de anunciar aposentadoria.
Recentemete o Deep Purple esteve no Brasil para o festival Best of Blues, sendo o terceiro ano consecutivo a estar no país.