Munky comenta química em compor com Head no Korn: “é mágico”
James “Munky” Schaffer e Brian “Head” Welch do Korn, viraram verdadeiro magos das 7 cordas, criando composições de afinação baixa e carregadas de peso e groove.
Em uma recente entrevista, Munky comentou sobre a química de composição com seu parceiro e como o vocalista Jonathan Davis completa o processo criando letras e formas de cantar por cima disso tudo. Ele comenta:
“Nós descobrimos os pontos fortes que cada um de nós tem. Ele é muito bom em colocar linhas melódicas por cima das minhas estranhas aberturas de acordes, eu acho. E então eu não sei como Jonathan faz isso, mas ele pode cantar sobre praticamente qualquer coisa que escrevemos, o que é incrível porque escrevemos algumas coisas estranhas. Provavelmente não é estranho para algumas pessoas, mas ele tem o dom de cantar isso… ele deixa Brian e eu perplexos.’ Nós escrevemos esses riffs às vezes que… É meio difícil de descrever.
Normalmente, eu crio um riff ou três quartos de um riff, e então Head vai me ajudar. E ele tenta meia dúzia de coisas até escrever por cima. Ou se ele fica frustrado, tento algumas coisas e às vezes tenho sorte e chego com um tipo de melodia ou som. Muitas vezes tenho mais sorte com os sons estranhos. Normalmente tento experimentar alguns pedais e procuro a textura que a música às vezes fica baseada em uma textura ou um som. Como ‘Lost In The Grandeur’ , aquela coisa arranhada, aquela coisa de tripleto, a música meio que toma forma em torno desses momentos.
Mas, sim, eu geralmente faço uma voz estranha de acordes, progressão ou algo assim, e ele meio que complementa. Ou Ray [ Luzier , baterista] e eu formamos um par e criamos um groove ou alguma coisa, e então Brian acrescenta algo. Ou, sendo um ouvinte externo, ele fica tipo, ‘Isso é legal, mas você pode tentar sem essa nota ou adicionar esse tipo de coisa para ajudar?’
É divertido – nós nos divertimos fazendo isso. Mesmo quando as coisas não estão funcionando, vamos seguir em frente. Eu sempre digo que apenas aparecemos, que é a maior parte. Nós saímos, nos divertimos e tocamos música. E as coisas acontecem, as gravações acontecem. É bem mágico.”
O Korn continua sua turnê de divulgação do seu último disco lançado, “Requiem”, sendo apoiados pelo Evanescence.