A chuva de ovos que o Iron Maiden tomou durante Ozzfest
Entre as um milhão oitocentos e vinte sete tretas que o mundo do heavy metal tem, uma das mais emblemáticas foi a chuva de ovos que o Iron Maiden tomou no palco do Ozzfest.
A história aconteceu em um já longiquo 2005, e o Iron Maiden seria o co-headliner da edição do festival ao lado do Black Sabbath. Além das duas atrações principais, o evento contaria com Rob Zombie, Killswitch Engage, Trivium, Black Label Society, entre outros. Todos pareciam animados com a festividade. Todos, menos Bruce Dickinson.
Ou pelo menos foi isso que a imprensa havia espalhados na época, dizendo que o vocalista do Maiden não estava feliz com a produção do festival, e teria dito que sua banda não precisava de um reality show para se promover, em indireta ao programa que transmitia o dia a dia da família Osbourne.
O fato é que não há nenhuma evidência de Bruce ter realmente dito essas coisas, mas foi o suficiente para Sharon Osbourne ficar virada no Jiraya e sabotar o show da Donzela.
No início da apresentação, problemas no P.A eram nítidos, e uma voz saía deles gritando, “Ozzy, Ozzy“.
Ao final da música “The Trooper“, empunhando a bandeira britânica, Bruce disse:
“Você deve ter notado que alguns espertinhos decidiram que iriam ao supermercado e comprariam alguns malditos ovos e começariam a jogá-los em nós na frente. Acho que eles pensaram que seria engraçado, mas esta é a porra de uma bandeira inglesa e essas cores não fogem dos brancos dos EUA!
Sabemos que há um monte de fãs do Iron Maiden por aí. Eu sugiro que, se você vir alguém jogando alguma merda nessa banda e levantar o braço, certifique-se de que, quando voltar, esteja em dois pedaços”.
Daí em diante, as coisas se arrastaram. O som sumia e voltava, chegando ao ponto do Iron Maiden deixar o palco brevemente e retornar posteriormente.
Naquele momento não se tinha nenhuma certeza se tudo aquilo havia sido uma série de incidentes ou de fato, uma sabotagem. Um ano após, Sharon acabou revelando em uma entrevista que tudo partiu de sua mente. Ela comentou:
“Eles subiam no palco e Bruce Dickinson, todas as noites, criticava Ozzy. Estou pensando comigo mesmo: ‘Deixe para lá. Apenas continue, seu merdinha. Então, na última noite em Los Angeles, peguei 200 garotos hispânicos, carreguei-os com ovos, eles comeram manteiga de amendoim, eles os mataram. Então subi no palco e disse: ‘Olha, não brinque com a gente. Não seja desrespeitoso, é isso que você ganha. Eu cortei o som da banda. Francamente, Dickinson teve o que merecia. Tivemos que ouvir suas besteiras por cinco semanas seguidas. Ele só teve que sofrer alguns ovos na cabeça.“
Rod Smallwood, o gerente de longa data do Iron Maiden falou sobre o caso:
“Não desejava perder tempo dando à declaração de Sharon Osbourne a dignidade de uma resposta. Em 30 anos neste negócio e depois de assistir a centenas de shows, nunca vi nada tão nojento e pouco profissional quanto o que aconteceu naquela noite.”
Ozzy Osbourne comentou o caso anos depois, dizendo” não saber de nada sobre o fato na epoca”e que considera o Iron Maiden verdadeiros “ícones”.
Pingback: Sharon Osbourne explica porque o festival Ozzfest chegou ao fim - Confere Rock