A música do Dream Theater que revela bloqueio criativo e medo de compor
Mesmo que o Dream Theater seja conhecido pela sua musicalidade exacerbada, por suas composições complexas, até mesmo eles já passaram por um processo de bloqueio criativo e insegurança na hora de compor.
Em “Black Clouds & Silver Linings“, o DT mostrou ao mundo que tinha suas incertezas na hora de escrever, e foi no single “Wither” que eles expressaram essa frustração.
Nessa época, o Dream Theater passava por uma estafa em sua rotinas de gravação, lançamento e turnê, e na sequência, repetir o mesmo ciclo. Mike Portnoy, principalmente, se mostrava cansado, não muito contente com os rumos que as coisas vinham tomando, inclusive não tendo ficado nada feliz quando a Roadrunner Records diminuiu o orçamento da banda para a gravação de “Systematic Chaos“, que chegou ao ponto de sugerir um hiato de cinco anos para os companheiros e que culminou no que já sabemos.
“Wither” é a música mais curta do disco a qual pertence, e em sua letra, escrita por John Petrucci, nos deparamos com os dizeres, “Preencha o espaço vazio/Tão inseguro/Encontre as palavras/E deixe sair/Olhando para baixo, olhando para baixo/Nada vem à mente/Encontre o lugar/Transforme a água em vinho/Mas eu sinto que estou chegando a lugar nenhum/E que eu nunca verei o fim“.
Para alguns de seus fãs mais ardorosos, parece impossível pensar que o Dream Theater tenha algum problema para expressar criatividade ou ter um bloqueio na hora de escrever, mas até mesmo com eles isso aconteceu. Petrucci diz, “Eu afundo/Minhas palavras desabam/E todas as minhas melhores criações/Reduzem-se/A ideia de começar novamente/Me deixa paralisado“. Mas ainda assim, a banda conseguiu transformar o momento em música e lançou um de seus singles mais queridos por seus seguidores, acompanhada de um vídeo que mostra o processo que vinham passando, com imagens da turnê e bastidores.
Agora, recuperados e com nova carga, o Dream Theater está em estúdio para compor o seu primeiro disco após o retorno de Mike Portnoy. Ainda não há data definida para o lançamento do novo disco, mas espera-se que até o fim do ano, vejamos alguma luz do que vem por aí.
Também no final do ano, o Dream Theater vem ao Brasil pela primeira vez com Portnoy novamente no posto e os ingressos estão disponíveis aqui. Os shows acontecem em dezembro, no dia 13, no Rio de Janeiro, no dia 15 em São Paulo e fechando o giro, no dia 16 em Curitiba.