Alternando inglês e espanhol, o quarteto hard/heavy metal Intranced debuta com o bom Muerte Y Metal

Texto: Mário Pescada

A onda de novas bandas que seguem fazendo seu próprio som, mas empunhando com orgulho a bandeira do heavy/hard oitentista, continua gerando bons frutos. Se você fizer uma pesquisa vai achar ótimos nomes pipocando na cena, como o MEAN MISTREATER (EUA), CENTURY (Suécia) e SHADOWS (Chile), só para ficar nos grupos mais recentes que encontrei esse ano.

E de Los Angeles/EUA, chega outro bom nome para essa lista, o quarteto INTRANCED. Com um pé no hard rock, outro no heavy/NWOBHM, eles debutaram com “Muerte Y Metal” (2024), lançamento da gravadora alemã High Roller Records.

Formado recentemente (2022 para ser mais preciso), o quarteto tem bons e experientes músicos com passagens por diversas bandas do estilo. O destaque maior do grupo a meu ver, fica para o vocalista James-Paul Luna (ex-HOLY GRAIL). Sua voz rouca consegue ser forte e também bem dramática, quando necessária. Não sei dizer bem o porquê, mas fiquei com uma forte lembrança de Paul Stanley (KISS) na cabeça logo nas primeiras frases de Luna.

As letras do INTRANCED trazem uma peculiaridade: a alternância entre o inglês e espanhol – até mesmo juntando os dois idiomas numa mesma música, como na faixa título. O resultado é bom nos dois modos, mas eu achei as músicas em espanhol mais interessantes, talvez pelo fato de (infelizmente) ouvirmos pouco hard/heavy metal no Brasil nesse idioma e isso ainda soar diferente.

Falando ainda sobre as letras, elas giram em torno de, como a própria banda descreve, “temas épicos da vida real: triunfo, tragédia e términos amorosos”. Um tripé bem conhecido do hard/heavy, mas que, nas mãos de quem sabe compor, ainda rendem bons momentos.

Há em “Muerte Y Metal” (2024) momentos muito bons, como na eletrizante “Reyes De Las Tinieblas”; “I Dunno Nothin’” com seus “Uh uh uh” e guitarra rasgada; “Lady Lightning” que é mais puxada para o heavy metal; “Passionate Pretender” onde os vocais de Luna são bem heavy e tem também o pegajoso refrão e a super balada “See You On The Other Side”, dessas que deixariam o SCORPIONS com inveja (Você pode me ouvir chamando? / Gritando seu nome / Você sente o arco-íris / Enquanto ele te leva embora?).

INTRANCED é mais um bom nome e que promete entregar outros bons discos no futuro. Infelizmente para nós brasileiros, “Muerte Y Metal” (2024) segue sem previsão de lançamento por aqui.

NOTA: 9

https://www.youtube.com/watch?v=GBNAaRW-5ko

Formação:

James-Paul Luna: vocais

Fili Bibiano: guitarra e teclados

Nico Staub: baixo

Ben Richardson: bateria

Faixas:

01 Reyes De Las Tinieblas

02 Switchblade

03 Fantasy

04 I Dunno Nothin’

05 Muerte Y Metal

06 Entra La Tormenta (instrumental)

07 Lady Lightning

08 Pulse

09 Passionate Pretender

10 See You On The Other Side

nota: 9

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *