Blaze Bayley conta como está sua recuperação pós-infarto e a pior parte

Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, contou em entrevista ao programa Metal Global, de Portugal, como está sua recuperação depois do infarto sofrido em março de 2023, que o levou a uma cirurgia de ponte de safena quádrupla. O cantor disse estar bem, mas confessou que a parte mais difícil do processo tem sido manter a dieta e controlar o peso. Ele diz:

Eu sou muito sortudo, de verdade. Doença cardíaca é uma daquelas coisas que vai se aproximando devagar. Você só sente um pouco de falta de ar aqui, e as coisas ficam mais difíceis ali, e você não pensa muito sobre isso, mas vai se acumulando com o tempo e, de repente, você está tendo um ataque cardíaco. É como: ‘Como isso aconteceu?’

A principal coisa, no hospital, foi quando eu cheguei. Eles te colocam nessa sala incrível onde podem fazer raio-x e ver tudo isso enquanto outras pessoas estão na sala também, olhando para tudo. E eles disseram: ‘Não, não são stents. Vai precisar de cirurgia. Não podemos fazer nada por você aqui. Vamos colocá-lo na enfermaria. Você espera pelo cirurgião.’

Eu fiz uma ponte de safena quádrupla e tive uma boa recuperação. Houve um pequeno contratempo porque, quando fiquei bem o suficiente para me exercitar e era seguro fazer isso, tive uma lesão no joelho, e isso me atrasou uns cinco meses. Mas, tirando isso, recuperei minha força agora e estou bem. Descobriram que eu tinha um coração anormal, em que o lado esquerdo era menor e não estava funcionando da melhor forma. Então, o lado direito vinha compensando. Eles disseram que, com a nova tubulação, eu poderia sentir uma vantagem. E eu sinto — comparado ao que era antes, tenho muito mais energia.

A pior parte, para mim, é a dieta — tentar manter o peso. Consegui perder muito peso mudando meus hábitos, sem nenhum exercício. Consegui perder 13 quilos só comendo de forma sensata e como eu deveria comer. Mas os maus hábitos voltam, então estou tentando de novo. E é isso. Parei de beber faz um tempo, e foi difícil no começo, mas, aos poucos, foi ficando menos desafiador, e tudo bem. Mas a dieta, para tentar ficar saudável, é muito mais difícil de abandonar: chocolate, açúcar, biscoitos, donuts, tortas salgadas, empadas… É muito mais difícil abrir mão disso do que do álcool. Eu não era um alcoólatra, mas pela minha saúde mental eu disse: ‘Preciso parar de beber, já bebi o suficiente, estou velho o bastante, não preciso de outra bebida’. Mas parar de comer essas coisas… eu começo a me sentir bem, meus joelhos ficam melhores, tudo melhora quando perco peso. E então, pouco a pouco, penso: ‘Ah, vou só dar uma escapadinha’. E, de repente, penso: ‘Meu Deus, pareço que vou ter outro ataque cardíaco. Não!’”

Blaze está atualmente trabalhando em sua turnê solo.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *