Enforcer incendeia o Hangar 110 com a energia do heavy metal tradicional

Fotos por: Diego Andrade

Na mesma semana do carnaval, tivemos os canadenses do Skullfist e Thunderor e os Suecos do Enforcer trazendo toda a energia contagiante do heavy metal tradicional e mostrando o porquê de fazerem parte do NWOTHM (New Wave of Traditional Heavy Metal/Nova Onda do Heavy Metal Tradicional).

No sábado, dia 25 de fevereiro de 2023, às 19h, as portas do Hangar 110 abriram para receber fãs de heavy metal tradicional que encheram a casa prestigiando os músicos que vieram de longe. A banda de abertura começou a tocar às 20h15 e terminou às 20h55.

É importante mencionar Skullfist uma vez que Thunderor é justamente composta por membros desta banda: o exímio baterista J.J. Tartaglia e o excelente guitarrista Jonny Nesta (ex-Skullfist). O músico brasileiro Lucas Chuluc ficou responsável pelo baixo durante o show em São Paulo no lugar de Oscar Rangel (Operus, ex-Annihilator). Lucas toca guitarra no Álcool e baixo no Trovão e já é bem conhecido pelo público de heavy metal no Brasil.

Thunderor lançou seu álbum de estreia “Fire It Up” em 2022 e este trabalho foi muito bem recebido por público e crítica. O baterista J.J. Tartaglia fundou a banda durante a pandemia por sentir necessidade de desenvolver suas habilidades vocais e criou um power trio bastante influenciado pelo heavy metal dos anos 80 cantando temas como amor e sexo. No show de sábado em São Paulo, após ficar um mês tocando com Skullfist na América Latina, ele ainda estava inteiro, cheio de vitalidade e com a voz excelente. Como a banda tem somente um álbum lançado, eles percorreram as faixas de “Fire It UP” quase na íntegra.

De bermuda e sem camisa suando bastante no calor de fevereiro, Tartaglia juntamente com Jonny Nesta e Lucas Chuluc garantiram uma performance que empolgou o público. Já iniciaram com “Fire It Up”, “On the Run” e “All Or Nothing”, todas músicas com refrão cativante e ritmo acelerado, o tipo de música para curtir. Depois disso, Tartaglia agradeceu ao Lucas por estar tocando no baixo com eles nesta apresentação. E emendaram com “Dangerous Times” e “Thunderor”. A sexta música, “Into The Storm” foi destaque no repertório e empolgou os fãs que agitaram muito. Para finalizar, o trio mandou “We Can Make It” e “How We Roll”. Thunderor faz um tipo de som cativante, muito influenciado pelos anos 80 com letras que inspiram novas aventuras, romance, vitórias e passeios de moto. Tartaglia é um ávido motociclista e já apareceu algumas vezes na revista Adventure Bike Rider.

Os fãs aguardavam os músicos no escuro ao som de “Diamonds and Rust” e às 21h30, os suecos do Enforcer iniciaram o show. No palco, banners com o título de seu último álbum “From Beyond” lançado em 2015. Enforcer já chegou mostrando à que veio com “Destroyer” logo de cara. Sob gritos, aplausos e recepção calorosa do público, especialmente feminino, os músicos se entregaram completamente no palco. A formação do Enforcer é: Olof Wikstrand vocal e guitarra, Jonas Wikstrand na bateria, Jonathan Nordwall na guitarra e Garth Condit no baixo. O carisma e a energia de Olof Wikstrand são admiráveis.

O show do Enforcer é pura energia do início ao fim e contém toda vitalidade, potência vocal com direito a gritos agudos e performance rock n’ roll tão característicos das bandas de heavy metal nos anos 80. É uma música atrás da outra, muito suor, sem pausa e com o público interagindo calorosamente o tempo todo. Continuando com ritmo acelerado do show, emendaram com “Undying Evil”. 

Após uma curta pausa para água e com os fãs gritando “Enforcer! Enforcer! Enforcer!”, o vocalista se apresentou e disse: “Nós somos Enforcer da Suécia e estamos aqui para ‘kick your f**** ass’ esta noite Tão bom vir aqui, para a verdadeira terra do metal, o Brasil! São Paulo, vocês sabem cantar?“. Então, mandaram “From Beyond”. O refrão foi cantado em uníssono por todos no Hangar 110. Com as mãos ao alto e interagindo bastante com a banda, os fãs continuaram mantendo a mesma energia durante a música seguinte “Die For The Devil”.

Com Olof Wikstrand sempre interagindo com todos à frente do palco, se movendo bastante e demonstrando muita cumplicidade com os fãs, eles tocaram “Live For The Night” e “Death Rides This Night”. Após uma pequena pausa, veio “Zenith Of The Black Sun”. 

O público mantendo a energia alta gritando “Enforcer! Enforcer! Enforcer!” e Olof Wikstrand agradeceu e perguntou se já tinham ouvido seu som mais recente lançado apenas algumas semanas atrás, o público respondeu positivamente e eles mandaram “Coming Alive”, single recém lançado e que foi decorado pelos fãs. O baterista Jonas Wikstrand  e irmão de Olof deu um show à parte ao final desta performance.

Enquanto os músicos tomavam um fôlego, Jonathan Nordwall fez um belo solo de guitarra. Ao voltarem, tocaram “Below The Slumber”.  Para retomar o ritmo acelerado, mandaram “Mesmerized By Fire” e “Running In Menace”. Já com suor escorrendo pelos corpos e pelos instrumentos, mas cheios de gás e energia, os músicos tocaram “Take Me Out Of This Nightmare”, música que também foi ecoada em uníssono.  

Enquanto faziam uma pausa, o público pedia “Enforcer! Enforcer! Enforcer!”, então Olof Wikstrand e banda retornaram ao palco com cervejas na mão e brindando. Eles deram suas cervejas para algumas pessoas que estavam em frente ao palco, a maioria mulheres, e o vocalista perguntou se queriam ouvir mais músicas. A banda escolheu “Katana” e “Midnight Vice” para terminar a noite com a mesma energia contagiante com a qual iniciaram o show.

E foi assim que a turnê “Gira Metal Supremacía” dos suecos do Enforcer terminou: cheia de energia contagiante com um grande público de mulheres e homens jovens garantindo que o heavy metal mantenha-se atemporal.

Setlist do Thunderor:

  1. Fire it up
  2. On the run
  3. All or nothing
  4. Dangerous times 
  5. Thunderor 
  6. Into the storm
  7. We can make it
  8. How we roll

Setlist do Enforcer:

  1. Destroyer
  2. Undying Eveil
  3. From Beyond
  4. Die for the Devil
  5. Live for the night
  6. Coming alive
  7. Below the Slumber
  8. Mesmerized by Fire
  9. Take me Out of this Nightmare
  10. Katana
  11. Midnight vice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *