Ex fotógrafa do Guns N’ Roses processa banda por direitos autorais e acusa agente de assédio
A ex- fotógrafa do Guns N’ Roses, Katarina Benzova, está movendo um processo judicial contra a banda, em decorrência de violação de direitos autorais em fotos tiradas por ela. Há também uma acusação de assédio sexual pelo assessor da banda, Fernando Lebeis. A ação foi movida na Califórnia em 11 de novembro, de acordo com o processo, Katarina trabalhou como contratada independente de 2010 a 2022, em um total de 364 shows. Sao réus no processo, Guns N’ Roses, Gundam LLC, Team Brazil e Lebeis, que é filho de Elizabeth Beta Lebeis, empresária de Axl Rose. As outras duas integrantes do Team Brazil, são Vanessa Santos (filha de Elizabeth Beta Lebeis), que também dirige Rose; e Alex Santos, contador que trabalha na Gundam LLC.
O processo alega que Lebeis, fez repetidamente investidas sexuais a Benzova por diversas vezes, começando imediatamente depois de se tornar empresário da banda em 2016, e não parou até 2022. O processo afirma que, quando Katarina rejeitou os avanços de Lebeis, ele se tornou agressivo e hostil com ela, e psicologicamente manipulador por meio de “xingamentos, ridicularização, comentários humilhantes, intimidação e mentiras, além de reduzir os honorários da fotógrafa sem notificá-la, reteve pagamentos, transferiu-a para hotéis mais baratos durante a viagem, exigiu que ela pagasse do próprio bolso as despesas de viagem que o Team Brasil prometeu cobrir e se recusou a respeitar sua exigência de créditos nas fotos.
O Guns N’ Roses emitiu uma nota ao site Loudwire falando sobre o processo:
“Sra. Benzova foi inicialmente contratada para fornecer serviços de fotografia de turnê para o Guns N’ Roses em 2010. Ela trabalhou com a banda por 12 anos e foi paga e tratada extraordinariamente bem. Foi somente depois que seus serviços foram interrompidos em 2022 que ela tentou reivindicar a propriedade de fotos que seu contrato afirma claramente serem de propriedade da banda. A banda leva esse tipo de afirmação muito a sério, porém todas as evidências estabelecem que essas acusações são categoricamente e inequivocamente falsas. Esta resposta dela veio depois que a banda iniciou um processo contra a Sra. Benzova por afirmar falsamente a propriedade das fotos da banda.”
O processo do Guns N’ Roses contra Benzova afirmava:
“Você [ou seja, Benzova] reconhece e concorda que os resultados e receitas de seus serviços prestados durante o prazo serão em um ‘ base de trabalho por contratação. Nós [ Gundam Productions] deteremos os direitos autorais e todos os direitos de propriedade intelectual de todos os vídeos e fotografias criados por você durante o período de seu emprego. Além disso, nós [Gundam Productions ] teremos o direito, mas não a obrigação, de usar seu nome, imagem, voz e material biográfico em conexão com os resultados e receitas de seus serviços aqui descritos.”
O processo data em que foi aberto na Califórnia em 24 de outubro para medida declaratória.