Filme com Jerry Cantrell na trilha sonora faz história ao ter maior número de indicações do Oscar

Nesta quinta-feira (22), o Oscar anunciou os indicados a premiação para 2026. Entre os indicados, o filme brasileiro ‘O Agente Secreto‘, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, ganhou quatro indicações, sendo elas melhor direção de elenco, melhor filme internacional, melhor ator.

O filme Sinner, estrelado por Michael B. Jordan angariou um recorde, sendo a produção com mais indicações na história do Oscar com nada menos do que 16 categorias sendo disputadas, superando nomes como ‘Titanic‘, ‘Ben-Hur‘ e ‘La La Land‘. Entre as indicações, estão melhor filme, ator principal (Michael B. Jordan), ator coadjuvante (Delroy Lindo), atriz coadjuvante (Wunmi Mosaku), diretor e roteiro original.

O filme também concorre na categoria Melhor Trilha Sonora, composta por Ludwig Göransson e que conta ainda com uma música composta em parceria com Jerry Cantrell, guitarrista e vocalista do Alice in Chains, a faixa “In Moonlight“.

Jerry Cantrell contou em entrevista que tocou muito blues no início da carreira:

“Passei pela minha fase Robert Johnson, pela minha fase Jimi Hendrix, por todos os grandes músicos de blues da origem do Delta Blues e tudo mais. Definitivamente, há uma boa dose disso em mim desde o começo, e eu aprecio e me identifico com essa música. Toda a música americana é praticamente uma mistura: rock and roll, rap, soul, blues e jazz. É uma mistura de tudo isso, mas é exclusivamente americana. E começou no Delta.”

Anúncio

Segundo Göransson, a ideia de incluir Cantrell na trilha sonora surgiu enquanto Coogler trabalhava em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre , o que coincidiu com a morte do rapper Young Dolph, um dos favoritos de Coogler. Coogler estava se sentindo deprimido com a quantidade de rappers que cantavam e faziam rap sobre um estilo de vida do qual queriam escapar — um estilo de vida que acabava os matando. Quando perguntou a um produtor do filme: “Existe algum outro tipo de música assim?”, o produtor apontou como muitos artistas grunge haviam caído em uma armadilha semelhante.

“O Ryan disse algo como: ‘Meu Deus, você tem toda razão’”, conta Göransson. O diretor, acrescenta ele, “cresceu ouvindo grunge porque houve uma grande onda grunge em Oakland no início dos anos noventa, e uma de suas bandas grunge favoritas de todos os tempos era o Alice in Chains. Acho que o Ryan se sentiu especialmente atraído pela música do Jerry porque ela tem uma conexão muito forte com o blues — alguns dos instrumentos com gaita, e muitas das melodias e vocais.”

Então, enquanto Coogler escrevia Sinners, ele continuava enviando faixas do Alice in Chains para Göransson, dizendo: “‘Estou ouvindo isso agora. É muito bom e muito impactante.'” 

Em sua semana de estreia, Pecadores foi a maior bilheteria dos Estados Unidos em 15 anos. O recorde anterior era de A Origem de Christopher Nolan.

A cerimônia 98 do Oscar acontecem no dia 15 de março em Las Vegas. Para conferir a lista completa dos indicados, clique neste link.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *