Floor Jansen se sentiu “desrespeitada” com atitude do empresário do Nightwish
Nesta semana, o Nightwish anunciou uma pausa nas turnês da banda, por um tempo indeterminado.
O fato pegou a muitos fãs de surpresa, já que um novo disco deve ser lançado no próximo ano, mas em uma entrevista para um site holandês, Floor Jansen, a vocalista da banda, pode ter mostrado que as coisas no interno do grupo não estão das melhores.
Ela faz um relato sobre uma viagem da qual ela pediu que fosse adiada em um dia, devido ao lançamento de seu primeiro disco solo, “Paragon”, que chegou no último dia 24, mas não foi ouvida. Ela diz:
“Com o Nightwish tivemos que adiar os shows na Ásia, eu disse: só posso fazer depois do dia 24, porque então meu álbum será lançado. Agora estamos nos apresentando no dia 25. Sim, é depois do dia 24, mas na porra do Japão. O empresário da banda poderia ter pensado nisso honestamente, acho isso imperdoavelmente estúpido e uma demonstração de pouco respeito para comigo.”
Na mesma entrevista, Floor também comentou como foi ser diagnosticada com câncer de mama em outubro passado. Ela comenta:
“Achei que era um defeito no aparelho, ou talvez eles próprios tenham cometido um erro. Eu me senti tão bem/saudável que não pensei que eu poderia estar doente. Não, nem assim. Louco, hein?”
E fala sobre como foi dar a notícia aos mais próximos, incluindo seu marido, Hannes Van Dahl, baterista do Sabaton:
“Eu não queria acordá-lo, liguei primeiro para minha irmã e depois para meus pais. Fiquei parada no estacionamento por algumas horas antes de poder pensar novamente. Eu não trouxe ninguém comigo para aquela conversa, nem pensei nisso. Eu apenas iria para o hospital ‘rapidamente’ e faria algumas compras no caminho de volta, porque tinha que cozinhar para minha filha Freja e para mim. Acho que realmente passei pelo supermercado no caminho de volta.
Eu não disse nada para ela então. Só mais tarde contamos a ela que mamãe estava doente, mas iria melhorar.
Eu não tinha tempo para o câncer, tinha que cuidar dele no intervalo. Felizmente, os membros da banda cuidaram de mim com muito cuidado. Duas semanas depois cheguei da América do Sul, um dia antes da cirurgia – e, no mesmo dia, meu marido voltou da América do Norte. Nós não tínhamos nos visto antes e no dia seguinte ele teve que me levar para o hospital imediatamente. Eu estava completamente exausta. Como resultado, não consegui sair da anestesia corretamente, simplesmente não acordei.”
Parece loucura. Alguém com um trabalho ‘normal’ liga dizendo que está doente. E três semanas após a operação eu já tinha meu primeiro show europeu com o Nightwish. Perguntei ao médico se isso era responsável, a resposta foi que as consequências mentais da operação seriam mais intensas do que as físicas”.
Floor ainda comentou sobre ela ter a opção de não fazer os shows seguintes:
“Sim, mas já havíamos adiado esses shows várias vezes por causa do corona. Teria sido um pesadelo financeiro se não os tivéssemos feito novamente. Eu disse para a banda: tocando duas horas, como de costume, não vou conseguir fazer isso ainda. Encurtamos um pouco os shows, foi super difícil, mas consegui. E depois ainda tive que trabalhar para os tratamentos de radiação, que finalmente foram agendados para janeiro. Então, para isso, tivemos que mudar os shows.”
A vocalista anunciou recentemente que está grávida de seu segundo filho e comentou o fato:
“Sim, eu entendo que isso é inesperado. Na verdade, foi inesperado para mim também, porque 60% das mulheres com mais de 40 anos não conseguem engravidar em um ano. Com a gente é imediatamente ”um sucesso”. A transição de paciente com câncer para mulher grávida me deu um grande impulso. A constatação de que meu corpo está saudável, aparentemente ele se recompõe/lida com um problema e volta logo. Mentalmente (a gravidez) mexe muito comigo, pensar em um filho me dá muita energia positiva.
É claro que minha doença é uma experiência traumática e, nos últimos meses, pensei que levaria outro golpe irrevogavelmente. Mas a gravidez deu uma reviravolta positiva, me deu força. Também não é por acaso que isso está acontecendo agora, embora, é claro, tenha acontecido antes do que eu esperava. Mas foi justamente por causa dessa doença que eu e meu marido começamos a pensar nisso. A vida de repente parece muito curta e você quer fazer mais do que apenas discos. No final de sua vida, você pode pensar em sua própria mortalidade, mas não enquanto estiver no meio dela. Isso mudou de repente para mim.”
Em abril, Floor Jansen segue em turnê com seu disco solo. Já o novo disco do Nightwish deve chegar somente em 2024.