Geddy Lee “adora” uma banda de metal por “lembrar o Rush” e não é o Dream Theater

O baixista e vocalista do Rush, Geddy Lee, não é o maior fã do gênero metal, porém, uma banda em especial o chama a atenção, especificamente, por segundo ele, “lembrar o Rush”.

Muito bem, você poderia ter pensado agora se tratar do Dream Theater, já que para muitos, a banda de metal progressivo é uma espécie de “continuidade” do que o Rush fez no passado, mas não é essa e sim o Metallica.

Em uma entrevista anos atrás, Lee falou sobre como não é fã de metal, mas o Metallica o despertou curiosidade:

“Não ouço muita coisa do gênero, embora tenha algo dele no Rush, que eu acredito ter sido influência das bandas pioneiras do gênero, coisas como Led Zeppelin e Black Sabbath e Blue Cheer, apenas seguimos na tradição destas bandas, considerando que sejam de metal. Mas gosto de Metallica. Tenho um imenso respeito por eles. Mas você não vai ouvir muito speed ou death metal em minha casa”

Foi também nessa mesma entrevista que Geddy Lee confirmou a velha história de que ele produziria “Master of Puppets” do Metallica:

“É meio verdade. Houve uma conversa com o Lars, no passado, sobre trabalhar com eles. Isso foi antes do lançamento do Master of Puppets, talvez! Houve conversas, sabe? Eu era amigo da equipe deles e conheci o Lars na Inglaterra. Lembro-me de ter ido vê-los aqui em Toronto, quando tocaram no Masonic Temple. Naquela época, o baixista original ainda estava na banda (se referindo a Cliff Burton). Sabe, antes daquela tragédia. E, sabe, nós conversamos sobre isso e eu gostava muito da banda naquela época. Mas nunca deu certo.”

Quando perguntado se naquela época, o Rush poderia colocar algum elemento do pop-rock dentro de sua música, Lee respondeu:

“É, acho que sim. Mas, de certa forma, já fazemos isso mesmo [ risos] . Quer dizer, compomos o tipo de música que queremos ouvir. Não nos sentimos limitados quando estamos criando música. E sempre há novos objetivos. Sempre existe a aspiração de fazer algo melhor do que fizemos no passado e aprimorar o conceito que é o Rush. Se tivermos a sorte de entrar em estúdio juntos para compor um novo álbum, acho que isso também acontecerá.”

O Rush está de volta à ativa e agora com a baterista Anika Nilles e já agendou uma série de shows. Há expectativa de que a banda anuncie datas no Brasil para o próximo ano.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Geddy Lee “adora” uma banda de metal por “lembrar o Rush” e não é o Dream Theater

  • janeiro 22, 2026 em 7:58 pm
    Permalink

    Legal essa entrevista, abraços!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *