Geddy Lee e Alex Lifeson sobre retorno do Rush: “parece certo”
Depois de mais de cinco anos desde a morte do baterista Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson, membros fundadores do Rush, revelaram publicamente que se reunirão para tocar juntos novamente sob a marca da banda. A turnê será realizada no verão norte-americano de 2026, sob o nome “Fifty Something Tour”, e marcará os primeiros shows oficiais do Rush em 11 anos.
Durante um encontro com fãs, imprensa e convidados especiais realizado no dia 5 de outubro de 2025, no Foster Theater do Rock & Roll Hall of Fame, em Cleveland (Ohio), Lee e Lifeson compartilharam como foi chegar a essa decisão — cheia de reflexões sobre legado, saudade e desafio artístico.
“Quando terminamos a turnê R40 [em 2015], foi difícil para Neil, e ele já tinha tido o bastante naquele momento. Acho que Ged e eu ainda tínhamos gás e ainda queríamos continuar trabalhando. Mas era o que era, e quanto mais tempo passava longe disso, mais eu pensava: ‘Tá tudo bem. Tivemos 40 anos.’ […] Então esse sujeito [Geddy] teve umas ideias grandes. E a gente começou a tocar. E percebi que amo muito isso — amo tocar demais. […] E quanto mais começamos a ensaiar e tocar um pouco do repertório do Rush, mais eu percebi que jogar essas músicas de novo fazia bem, era bem excitante.” — Alex Lifeson
Geddy acrescentou que a decisão foi emocional, difícil e recente.
“Foi uma decisão muito difícil em muitos níveis, especialmente por causa do que aconteceu. Perder um membro como Neil foi devastador… levaram tempo para considerarmos isso. Esse é o primeiro momento em que realmente falamos abertamente pra outras pessoas. Então, sim, soa certo, e vamos fazer isso.” — Geddy Lee
Anika Nilles no kit de bateria
Para assumir o posto de Neil Peart, a banda escolheu Anika Nilles, baterista alemã reconhecida por seu trabalho com Jeff Beck em 2022 e por sua carreira solo. Nilles já está ensaiando com Lee e Lifeson para a turnê — que promete respeitar o legado dos Rush sem tentar imitar o que Neil fazia, mas homenagear aquilo que a música da banda sempre representou para eles e para os fãs.
Antes tarde do que nunca…essa volta deles!!!! Fico na expectativa, valeu!!!!