Hugo Mariutti revela sua opinião do disco “Reason” do Shaman
A época de seu lançamento, “Reason”, o segundo disco do Shaman, criou uma divisão entre os fãs da banda. Muito disso se deu por conta da diferença da sonoridade para o aclamado “Ritual”.
Em participação no Ibagenscast, Hugo Mariutti falou o que ele acha sobre o registro. Ele diz quando o apresentador comenta, conforme transcrito pelo Confere Rock:
“Na época do “Ritual”, havia uma guerra entre os fãs sobre qual era melhor: o “Ritual” ou o “Rebirth” do Angra. Era muito dividido, não dava para saber qual tinha sido melhor recebido. Dois grandes discos.
Eu também acho o “Reason” um grandíssimo disco, mas acredito que ele estava um pouquinho à frente do seu tempo. Quando saíram os discos sucessores, o Angra lançou o “Temple of Shadows”, que foi ainda mais aclamado do que o “Rebirth”, e o Shaman lançou o “Reason”, que muita gente torceu o nariz”
Hugo então diz:
“Pois era o oposto, né? Não oposto exatamente, mas, por exemplo, o Angra veio com um disco mais virtuoso, enquanto nós viemos com algo mais simples, tecnicamente falando.
Acho engraçado porque, nessa época, não lembro de uma banda do estilo que rotulavam a gente ter afinação tão baixa como nós usamos. Afinal, afinar a guitarra em dó hoje em dia é super normal, vejo nas bandas mais novas todas afinando em si ou dó. Era uma coisa que bandas mais pesadas faziam, não bandas desse estilo.
Sempre fui um cara que gostou muito de sons mais pesados. Eu comecei no thrash metal, então toda a minha escola de guitarra foi meio baseada no thrash metal. Nesse disco, usamos bastante isso. “Turn Away” é uma música bem pesada.
Até estava ouvindo outro dia o esqueleto da primeira versão que fiz dela, quando levei para a banda. Não tinha nem a voz ainda, era só um riff e uma bateria que programei eletronicamente. Naquela época, ainda tinha um equipamento bem tosco para fazer esse tipo de gravação. Até voltando um pouco no “Timec”, lembro que fiz no Portastudio de quatro canais, fita cassete. Devo ter essa fita até hoje, guardada em algum lugar com os canais separados.
Logo depois, no “Reason”, já tinha um equipamento um pouco melhor, estava gravando no computador. Era o início para mim nesse lance de gravação, então era algo bem roots.“
“Reason” acabou sendo melhor aceito com o passar dos anos e hoje, tem muitos fãs do Shaman que o tem como o melhor disco da banda.
Naquela época…Shaman com André Matos era melhor do que Angra e ainda a melhor banda de Power Metal brasileiro, na minha opinião!!!! Valeu!!!!