Jairo Guedz fala sobre como já pensava no fim do Sepultura um mês antes do anúncio

Jairo Guedz, falou com o Ibagenscast, sobre como ele já desconfiava que o Sepultura iria anunciar o seu final, algum tempo antes da coletiva de imprensa oficial que revelou os planos de uma turnê de despedida. Ele diz, conforme trasncrito pelo Confere Rock:

“Me pegou de surpresa, na verdade, me pegou de surpresa, mas eu já estava prevendo alguma coisa assim porque eu converso muito com o empresário deles de fora, o empresário gringo do Sepultura. Eles têm dois empresários aqui no Brasil e têm um fora. Eu converso muito com esses de fora e sabia que eles iam lançar uma notícia assim. Eu sabia que eles iam, através das conversas que eu tive, trazer algo naquele dia. Eu já sabia isso um mês antes, que eles iam trazer algo que ia mudar a história da banda. Então, quando isso aconteceu, eu automaticamente, quando ele me falou, mas não me falou o que era, pensei em duas coisas. Falei: ‘Bom, ou os caras vão parar de tocar porque a gente vê muita banda parando depois de 40 anos e tudo, ou os caras vão parar ou os caras vão voltar com o Max e com Igor.’ Então, são duas notícias que eu acho que teriam um peso grande na história da banda, no mercado e no público e tudo, mas eu não sabia o que era. Assim, só cogitei essas duas opções e quando fiquei sabendo, fiquei muito assustado, assim, assustado porque me pegou de surpresa.

E eu, sinceramente, se você me perguntar: ‘Você acha que o Sepultura deveria acabar?’ Não, eu não acho. Eu acho que o Sepultura tem muita história para poder escrever ainda e acho que eles estavam exatamente traçando uma parábola positiva agora, nesse momento do ‘Quadra’ e do ‘Machine Messiah’. Quer dizer, eles saíram de uma parábola negativa onde o público estava reclamando muito, a mídia, o povo descendo o pau, falando que não estava muito bom. E ali, a partir até da entrada do Eloy, os caras pegaram um gás e eu falei: ‘Bom, agora os caras vão engatar a outra marcha e vão embora, né?’ Então, assim, aí os caras decidiram parar.

Eh, então assim, como fã, como ouvinte de fora da banda, eu fico muito triste que eles tenham decidido parar. Se vão parar e quanto tempo, eu não faço a menor ideia. Mas assim, os caras decidiram parar, estão fazendo uma turnê de despedida. Até onde eu sei, eles vão parar e é isso. Ah, o resto são suposições.

Mas eu fico muito triste, mas como amigo pessoal deles, como amigo do Paulo, como amigo principalmente do Paulo e do Andreas, eu acho que eles deveriam parar sim, porque eu sei que os caras precisam disso. Principalmente o Andreas, assim, é uma escolha muito do Andreas, e eu sei que ele precisa. Eu, como amigo, apoio ele nessa escolha. Como fã, eu não gostaria que parasse, mas como amigo, eu acho que ele tem que parar mesmo porque ele não parou até hoje, cara. Sabe, o Andreas não para.

Então, assim, os meninos vão crescendo, a família vai, sabe, daqui a pouco os meninos casam, mudam, fazem intercâmbio, somem. Eu falo isso porque já tenho filho que já sumiu no mundo, então custo a ver meus filhos. Então, eu acho que o Andreas, cara, namorando, tá com uma namorada super bacana, acho que ele tem tudo para ter razão nessa parada, nessa pausa aí, seja pausa, seja parada, seja o que for, mas porque eles precisam disso. Precisam deixar a poeira baixar um pouco, respirar e, quem sabe, talvez depois voltar de uma outra forma, um outro formato. Não sei, só sei que como amigo eu apoio essa escolha deles.”

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *