Jeff Plate fala como é voltar aos palcos com o Savatage sem Jon Oliva

O Savatage está de volta, porém, sem Jon Oliva, membro fundador da banda, e em conversa com o Blabbermouth, ele falou sobre como é não ter o velho companheiro ao seu lado:

“Será estranho — mas musicalmente, Jon está lá. Os teclados aqui estão muito cientes do que estamos enfrentando. Acho que sabemos que vamos entrar em campo e tocar bem. Estaremos preparados. Estaremos bem ensaiados. Musicalmente, esses caras nos teclados não estariam aqui se não pudessem tocar bem as partes de Jon. Mesmo que Jon tenha seu próprio toque único, que só ele consegue fazer, se você conseguir chegar bem perto disso, então está realmente bom. Quanto mais esses caras trabalham nessas músicas, mais o toque se estabelece, mais o som se estabelece. E como eu disse, Jon está lá — ele está em todos os ensaios. Se ele ouve algo estranho com uma parte do teclado, um som de teclado ou até mesmo o toque, ele está lá no microfone, chamando a atenção. Nós trabalhamos nisso e corrigimos.

Isso levanta uma questão interessante sobre a formação original — Jon não está lá e, obviamente, Criss já se foi há muito tempo. É o Savatage? É isso? É aquilo? Eu sou literalmente um dos caras novos e estou aqui há 31 anos. Pitrelli está aqui há 30 anos. Acho que conquistamos nossa posição aqui e o respeito mútuo, mas também com Jon . Os fãs sabem que Jon não estará lá, mas Jon nos deu sua bênção. Ele está em todos os ensaios; está ajudando a conduzir muitos dos vocais; está tocando a música conosco; está montando o repertório. Ele está envolvido nisso, e eu dou a ele muito crédito por recuar, sabendo que ele não pode fazer isso, mas sabendo que seus caras vão sair e fazer isso muito bem. Ele tem toda a fé no mundo, em nós, e isso significa muito. Ele confia em nós para ir lá e fazer isso, e isso fala por si.”

Sobre como ele está animado com o retorno de Zak Stevens ao Savatage, ele diz:

 “Com certeza. Obviamente, eu o conheço há mais tempo do que todo mundo. O Zak é como o mesmo cara que conheci em 1990. Ele tem uma energia incrível e a voz dele soa fantástica. Esta é provavelmente a melhor vez que o ouvi – e isso vale para todos nós, para ser sincero. Estamos todos hiperfocados. Mas ter o Zak de volta ali na minha frente, fazendo isso como vamos fazer, é realmente emocionante. Já passamos por muita coisa.”

O Savatage é atração do Monsters of Rock e também fará um sideshow na segunda feira ao lado do Opeth.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *