Jello Biafra e Flea prestam homenagens a DH Piligrino

Como noticiado no sábado, o baterista do Dead Kennedys, DH Piligrino, morreu aos 63 anos, após sofrer uma queda em sua casa.

No domingo (30), o vocalista Jello Biafra usou suas redes sociais para fazer uma homenagem ao amigo e parceiro de banda:

Uau. Eu com certeza não estava esperando isso.

Sinto que fui atropelado por um trem.

Apesar de tudo que ele fez com sua mente e corpo, eu nunca pensei que o perderíamos primeiro. Ele não era apenas nosso poderoso e inesquecível baterista, ele era um talentoso cantor, compositor, guitarrista e muito mais. Mesmo por trás da bateria , ele tinha presença. Todo instinto animal, ele nunca tocou nada da mesma maneira duas vezes. Ele era um showman nato.

Em 1979, recebi uma dica quente sobre uma nova banda punk inspirada no CLASH chamada SSI tocando no Deaf Club. Por melhor que esses caras tocassem, foi o baterista que roubou o show. Uma força afro-americana de espírito livre da natureza (A cena Punk é sempre muito branca), com esse sorriso, uma bandana na cabeça e dois bumbos (!) cantando pra caramba ‘Keep a Knockin’ , até soando como Little Richard , como eles encerrou o show…

Depois eles desapareceram.

Em 1981, precisávamos de um novo baterista. De alguma forma, Ray encontrou aquele cara da SSI . Ou talvez Darren o tenha encontrado, eu nunca tive certeza. Desde a primeira música, ele era sólido. Bom instinto de chute e caixa, para fazer as músicas funcionarem. Na segunda audição, ele foi o único que fez sua lição de casa, então com certeza ele estava dentro. Ray disse que aprendeu ‘In-Sight’ ouvindo uma vez em seu carro no rádio.

Agora tínhamos mais fogo e sentimento do que nunca, e o resto é história. Ele fez toda a banda 10 anos mais jovem, incluindo todas as malditas farras e travessuras. Jogando comida nos passageiros por todo o avião a caminho da Austrália até o piloto voltou e ameaçou prendê-lo.

Em Roma, ele e eu colocamos todos esses cabos do lado de fora da janela de um escritório de gravadora, sem perceber que estávamos arrancando todas as TVs dessas pessoas de suas varandas e de suas salas de estar…

Nós rimos sobre um monte de coisas que os outros caras não fizeram. Tínhamos nosso próprio vínculo único. Amigos que viram DH com os CHILI PEPPERS no Hollywood Bowl disseram que ele parecia tão feliz lá em cima. Ele parecia tão orgulhoso. Mas não era pra ser.

Quando ele finalmente chegou ao fundo do poço, ele voltou para St. Louis para se limpar. Fui eu quem voou para vê-lo quando ele saiu da reabilitação. Outro amigo veio de Chicago e nos surpreendeu com nosso primeiro Batismo de 90 minutos de Wesley Willis !…

Um ou dois anos depois, eu estava em Chicago trabalhando no LARD , e Wesley veio. Liguei para DH e coloquei Wes no telefone, sem dizer a Darren quem ele era. Quando a conversa mudou para os perigos do xarope de milho rico em frutose, eu sabia que ele sabia. Quando peguei o telefone de volta, ele estava rindo pra caramba.

Quando ele vinha para o norte para me visitar, ele ficava comigo; e nós nos tornamos mais próximos e mais profundos do que nunca. Os outros caras se afastaram e não queriam vê-lo. Eu pensei que seríamos irmãos de verdade para a vida. ..

Ele montou sua própria banda, chamada PELIGRO , é claro, com ele na guitarra e nos vocais, usando muitas das músicas de seu power trio punk dos anos 80, THE HELLATIONS . Sua estréia no Alternative Tentacles é de longe o melhor álbum solo de qualquer um dos os ex- DKs . Como ‘Fresh Fruit..’ se tornou BAD BRAINS , da melhor maneira possível. Ele agora abriu suas asas como um líder e compositor de pleno direito. Mas mais não era para ser …

Ainda acho que eles poderiam ter se tornado muito mais quando se reagruparam, do que uma banda de tributo de mais de 20 anos. Eles poderiam ter conseguido um novo baterista, Jon Lieb , talvez; e feito DH o novo frontman, nos vocais, segunda guitarra, tempero nas suas músicas e muito mais. Mire alto e faça certo, com um novo nome, novo som e uma identidade totalmente nova. Como a forma como a BAUHAUS se transformou em LOVE AND ROCKETS , post Peter Murphy. Isso poderia ter sido tão bom “Droga. Eu fico arrepiado só de pensar nisso.

Então eu espero que Peligro esteja lá em algum lugar, finalmente recebendo suas cabeçadas de Wesley. Para sempre livre de qualquer carona de xarope de milho rico em frutose.

Com muito amor e respeito, Jello Biafra“.

Quem também prestou homenagem a DH foi Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, banda a qual o baterista também fez parte:

 “Meu querido amigo, meu irmão, sinto tanto a sua falta. Estou devastado hoje, um rio de lágrimas, mas por toda a minha vida vou valorizar cada segundo.

A primeira vez que eu vi você jogar com os DK’s em 81 você me surpreendeu. O poder, a alma, a imprudência. Você se tornou meu amigo amado, tantas vezes de todos os tipos. Nos divertimos tanto, tanta alegria , tendo as costas um do outro.

Eu te amo com todo meu coração. Você é o roqueiro mais verdadeiro e uma parte crucial da história do RHCPDHP no lugar que estiver, você vive para sempre em nossos corações, seu homem selvagem, você portador de alegria, seu homem de coração gigante . Eu sempre o honrarei. Descanse em paz e livre de tudo o que o restringiu.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *