Joe Duplantier se pronuncia sobre acusações do Gojira ter sido “satânico” nas Olimpíadas

O Gojira foi acusado por alguns usuários de redes sociais, de promover o satanismo durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas. O vocalista e guitarrista da banda, Joe Duplantier, falou sobre o assunto.

Em uma entrevista a Rolling Stone, o músico foi questionado se de fato se tratava de algo voltado a essa temática, e ele diz:

“Não é nada disso. É história francesa. É charme francês, sabe, pessoas decapitadas, vinho tinto e sangue por todo lugar — é romântico, é normal. Não há nada satânico. [ Risos ]

A França é um país que fez uma separação entre o estado e a religião durante a revolução. E é algo muito importante, muito caro à fundação da França republicana. Nós chamamos isso de laïcité. É quando o estado não é mais religioso, então, portanto, é livre em termos de expressão e simbolismo. É tudo sobre história e fatos. Não olhamos muito de perto para o simbolismo em termos de religião.”

Sobre a responsabilidade de representar o metal nas Olimpíadas, Joe diz:

 “Tento não pensar muito sobre isso porque continua a me surpreender. [ Risos ] O Comitê Olímpico poderia ter pedido literalmente qualquer um para tocar. Estou pensando em bandas como Metallica ou AC/DC que são nomes conhecidos e potências em nosso gênero que todos nós reverenciamos e são nossos heróis. Nunca nos consideramos a maior banda do mundo que seria digna de tocar nas Olimpíadas ou algo assim. É tão estranho.

A maneira como penso sobre isso é que é um desafio em 2024 dar esperança às pessoas, mostrar algo original. As pessoas viram de tudo, desde o pouso na lua até a IA. Então foi um desafio para Paris e o Comitê expressar algo novo, fresco e original ao nos contratar e também mostrar o que a França representa.

Pelo menos da nossa parte, o fato de que metal e ópera nunca foram vistos juntos na TV e na frente de tantas pessoas antes é uma declaração para o país da França. Está dizendo, ‘Ei, olha. Ainda estamos empurrando os limites do mundo.’ Então, parabéns à França por juntar tudo isso.”

O Gojira tocou a música “Ah! Ça Ira”, junto a cantora Marina Viotti, e sobre a escolha da música, Joe comenta:

“Não fomos nós. Foi a equipe de jovens, compositores e designers que decidiu todo o tema. Estávamos no escuro quando se tratava de toda a cerimônia; estávamos apenas nos concentrando naquela foto e naquele momento de Maria Antonieta. Não sabíamos como ficaria ou como se encaixaria em uma apresentação inteira. Eu não sabia que Lady Gaga ou Celine Dion estariam lá. Estávamos na confiança do Comitê Olímpico e não tínhamos permissão para dizer ao nosso pessoal que faríamos isso. Não sabíamos o que aconteceria. Nós apenas fomos e voltamos com o compositor da cerimônia olímpica, Victor le Masne . Ele nos deu um ritmo e uma diretriz. E então fizemos nossa coisa.”

Confira abaixo um trecho da apresentação do Gojira na cerimônia

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *