John Dolmayan revela que “Chop Suey” quase ficou de fora de “Toxicity”
John Dolmayan, baterista do System of a Down, compartilhou via Instagram uma curiosa história dos bastidores de Chop Suey!, mostrando que o hit que dominou as paradas quase foi deixado de fora do álbum Toxicity. Ele explicou que a faixa apresentada por Daron Malakian ainda no meio das sessões iniciais “não era nada de especial” e que mal haviam trabalhado nela em seus estágios iniciais.
“A música que quase não existiu. Durante as sessões de Toxicity (provavelmente no meio delas) Daron trouxe a música que hoje conhecemos como Chop Suey”. Não era uma música destacada, de fato mal trabalhamos nela. Eu tive muita dificuldade para entrar nela porque os beats que escrevi inicialmente para a música pareceram banais e formulaicos.”
O ponto de virada, conforme o baterista relatou, foi uma decisão espontânea de experimentar algo diferente no ritmo:
“Então algo aconteceu que mudou o feeling e inspirou um beat que deixou a música mais empolgante”, continuou. “Tentei um blast beat curto (originalmente só Hi-Hat e bumbo, sem caixa) em uma parte da música, isso levou a algumas mudanças nos beats subsequentes dentro dos versos e refrões.”
Além disso, Dolmayan contou que as letras finais foram definidas de forma aleatória em alguma das sessões com Rick Rubin, durante o processo de gravação:
“Então as letras começaram a tomar forma maior, eventualmente em uma sala com Rick Rubin, as letras finais foram escolhidas ao acaso e por acaso.”
Ele observou ainda que a música acabou se tornando o grande sucesso da banda: dominou a rádio KROQ por quase um ano, ultrapassou 1 bilhão de reproduções no Spotify e YouTube, e se transformou em uma favorita dos fãs em todo o mundo.