John Petrucci diz que processo de composição do Dream Theater não mudou após volta de Mike Portnoy
O Dream Theater está comemorando 40 anos de trajetória, e se prepara para lançar o seu novo disco de estúdio, o primeiro após a volta de Mike Portnoy ao posto de baterista.
Em entrevista transcrita pela Ultimate Guitar, John Petrucci descreveu como tem sido o processo criativo da banda atualmente. Ele diz:
“O processo de composição com o Dream Theater – está prestes a mudar porque acabamos de trazer nosso antigo novo baterista de volta à banda [risos]. Mike Portnoy está de volta ao Dream Theater depois de 13 anos.”
Quero dizer, o processo, honestamente, não mudou muito conforme ficamos juntos. Você sabe, alguns caras têm ideias, quer as usemos ou não, mas muito disso é apenas nós nos reunindo, nos sentindo confortáveis, tomando café, tocando.”
Alguns dos álbuns são concebidos com antecedência, como, ‘Ok, este vai ser um álbum conceitual, vamos fazer um enredo.’ Mas alguns deles são apenas: ‘Vamos ver o que acontece’, e esse processo funcionou para nós.”
No início, fizemos muitas demos. Fazíamos uma demo e depois íamos para o estúdio. Nós meio que nos afastamos disso. Não muito longe de nossa carreira, pensávamos: ‘Bem, por que estamos perdendo tempo? ‘ Parte da magia está agora, enquanto você está escrevendo, então, nós apenas escrevemos no estúdio e, às vezes, gravamos enquanto avançamos – o que é legal, porque capturamos esses momentos de inspiração.”
Este será o primeiro disco lançado desde “A View from the Top of the World” de 2021, o último a ter Mike Mangini na bateria, e o primeiro a contar com Mike Portnoy desde “Black Clouds & Silver Linings“, de 2009.