Exodus: 39 anos de “Bounded by Blood”

Há 39 anos, em 25 de abril do ano de 1985, o Exodus lançava o seu álbum de estreia, “Bounded by Blood“, um dos álbuns mais importantes e influentes do Thrash Metal de todos os tempos, e claro, é assunto nosso por aqui.

O álbum teve sua gravação iniciada e concluída no mês de julho de 1984 e só foi lançado no ano seguinte devido a problemas com a arte. Antes disso, a banda teve uma fita cassete comercializada, com as músicas que seriam lançadas no álbum, o que fez com que o Exodus ficasse no hype na época. Foi também o único álbum a contar com a participação do nosso saudoso vocalista Paul Baloff.

Em um primeiro momento, o álbum se chamaria “A Lesson in Violence“, mas o Exodus abandonou o nome, pois não encontraram uma imagem que pudesse combinar com o título. A capa original mostra dois bebês gêmeos siameses, retratando um como um bom e outro como mau. Em 1989, o álbum foi reeditado com uma capa nova, trazendo a logotipo da banda em vermelho e preto no meio da multidão.

A música “Bonded by Blood” surgiu depois de uma “experiência de vínculo” entre Kirk Hammett, Gary Holt, Tom Hunting e Paul Baloff. Uma noite, depois de beberem, eles estavam conversando sobre como era bom estar em uma banda e tocar a música que gostam. Em algum momento, eles decidiram que queriam imortalizá-la. Assim, os quatro usaram uma lâmina de barbear para fazer alguns cortes nas mãos e misturar o sangue, e assim serem “ligados pelo sangue”. Kirk falou sobre isso em um vídeo onde ele relembra Paul Baloff.

A música “Impaler” seria utilizada aqui em “Bounded by Blood“. Entretanto, eles abandonaram a ideia depois que o ex-guitarrista Kirk Hammet levou consiga os riffs principais da música para o Metallica, que acabou se tornando a música “Trapped Under Ice“, lançada no álbum “Ride the Lightning“. “Impaler” acabou sendo lançada anos depois, no álbum “Tempo of the Damned“, de 2004, o primeiro após a reunião da banda, que aconteceu em 2001.

Como dissemos acima, o álbum foi gravado em julho de 1984 e o estúdio utilizado foi o Prarie Sun Studios, sendo produzido por Mark Whitaker. A mixagem aconteceu no Tres Virgos Studios e a masterização aconteceu no Fantasy Studios. O resultado é uma aula de Thrash Metal, em 40 minutos temos 9 petardos eternos do estilo. E para quem acha que Thrash Metal se resume ao The Big 4, é porque nunca ouviu o álbum. Impossível escolher a melhor faixa deste play, mas só para eu o leitor possa ter uma ideia, a faixa “Piranha” ganhou versões de bandas como o Six Feet Under e Sepultura.

O álbum recebeu críticas positivas e mostrou que a cena da Bay Area de San Francisco chegava para fazer barulho. O Exodus se juntava a Metallica, Megadeth, Slayer, Anthrax, Testament e outros nomes. “Bounded by Blood” recebeu diversos reconhecimentos ao longo dos tempos: ficou em 80º lugar no Top 100 Heavy Metal Albums da Metal Rules. Em agosto de 2014, a Revolvermag colocou o álbum em sua lista “14 álbuns de Thrash que você precisa possuir”. O álbum ficou em primeiro lugar na lista dos dez melhores “Álbuns de Thrash não lançados pelos Big 4” da Loudwire. Em 2017, a Rolling Stone classificou “Bonded by Blood” como 45º em sua lista dos “100 melhores álbuns de metal de todos os tempos.

Era o Exodus começando a fazer sua história, que perdura até os dias de hoje. Então hoje é dia de celebrar essa pérola do Thrash Metal. E para quem vai ter a oportunidade de assistir a banda ao vivo, eles estarão se apresentando amanhã, na segunda edição do Summer Breeze Brasil. Vamos escutar esse play no volume máximo. Sorte a nossa ter vivido na mesma época destes cinco hoje senhores.

Bounded by Blood – Exodus
Data de lançamento – 25/04/1985
Gravadora – Torrid Records

Faixas:
01 – Bonded by Blood
02 – Exodus
03 – And Then There Were None
04 – A Lesson in Violence
05 – Metal Command
06 – Piranha
07 – No Love
08 – Deliver Us to Evil
09 – Strike of the Beast

Formação:
Paul Baloff – vocal
Gary Holt – guitarra
Rick Hunolt – guitarra
Rob McKillop – baixo
Tom Hunting – bateria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *