Jovem planejava ataque terrorista em show de retorno do Oasis

Um jovem de 17 anos foi acusado de envolvimento em um plano terrorista que aconteceria na noite de estreia da  turnê de reunião do Oasis que aconteceu no último dia 5.

O adolescente, que permanece anônimo devido à sua idade, foi preso no mês passado depois que as autoridades foram alertadas sobre o que descreveram como um “plano confiável” de violência relacionado ao show .

De acordo com o The Times, o adolescente galês pesquisou como obter facas grandes, manteve uma lista de “lugares para atacar” em seu telefone e baixou um manual de treinamento da Al-Qaeda, que ele admitiu possuir no tribunal.

Ele também teria elogiado o serial killer Axel Rudakubana em mensagens do Snapchat e disse ao orientador escolar que queria realizar um “ataque no estilo Rudakubana”.

Rudakubana teve uma pena de 50 anos de prisão, por cometer um massacre a facadas em um shopping center de Southport em julho de 2024.

Com apenas 17 anos na época, ele atacou uma escola de dança infantil com tema de Taylor Swift, matando Alice Da Silva Aguiar, de 9 anos, Elsie Dot Stancombe, de 7, e Bebe King, de 6. Ele também feriu outras oito pessoas.

Devido à sua idade, Rudakubana não poderia receber uma sentença de prisão perpétua sem liberdade condicional.

Tanto o conselheiro quanto um usuário do Snapchat o denunciaram, dando início à investigação criminal.

O adolescente foi preso e se declarou culpado de posse de um documento útil para terrorismo durante uma audiência em 21 de junho no Tribunal de Magistrados de Westminster.

O juiz ordenou uma avaliação psiquiátrica antes da sentença.

A polícia do Reino Unido enfatizou que a segurança pública é a principal prioridade, e as próximas datas da turnê do Oasis devem continuar conforme o planejado.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *