Laurence Archer do Grand Slam relembra quando notou saúde frágil de Phil Lynott
Laurence Archer, guitarrista do Grand Slam, relembrou em nova entrevista, quando notou saúde frágil de Phil Lynott. Conversando com a Classic Rock History, ele falou sobre trabalhar com o parceiro em seus últimos momentos e como sentiu a debilidade na forma que Phil estava no estúdio ao tentar cantar uma faixa. Ele diz:
“Tínhamos trocado muitos membros da equipe regular e colocado algumas pessoas para desencorajar as festas óbvias assim que começamos a fazer shows e turnês. Como eu era um garoto limpo e um louco por exercícios físicos naquela época, Phil ficou feliz em me ter por perto e fez um grande esforço para ficar longe da tentação. A primeira vez que pensei que Phil estava tendo problemas foi quando eu estava nos EUA com Huey Lewis gravando.
Phil eventualmente veio para fazer duas faixas para as demos do Grand Slam, já que íamos ter Huey produzindo o álbum. Foi em algum momento no início de 85. Estávamos gravando na fábrica em Mill Valley, São Francisco, e notei que a saúde e a respiração de Phil estavam curtas, e isso estava afetando sua voz nas sessões.”
A saúde de Phil Lynott piorou devido ao vício em drogas e álcool. Ele desmaiou em casa em dezembro de 1985 e foi encontrado por sua mãe, sem saber do uso de heroína. Sua esposa Caroline o levou às pressas para uma clínica para tratamento, mas mais tarde ele foi diagnosticado com septicemia na Enfermaria de Salisbury. Apesar de recuperar brevemente a consciência, seu estado piorou e ele faleceu em 4 de janeiro de 1986, aos 36 anos, de pneumonia e insuficiência cardíaca causada por septicemia.