Max Cavalera explica porque suas guitarras só tem quatro cordas

Max Cavalera conversou com a Brutal Planet Magazine, e explicou a sua fama de ser um grande criador de riffs. Ele comenta:

Eu sempre fui intrigado com riffs, cara. Eu acho riffs incríveis; eles são mágicos. Há algo neles. Sua personalidade vem através do riff – raiva, desespero, felicidade; tudo isso vem através dos riffs. E eu amo riffs por causa disso. Foi por isso que acabei com essa fama… Não é por isso que tirei as duas cordas – isso foi há muito tempo, no Brasil – mas quando essas cordas saíram do meu violão e aconteceu de eu ter apenas quatro cordas , isso me forçou a ser ainda mais criativo com apenas quatro cordas. Não tenho as outras duas para me ajudar; tenho que fazer tudo com quatro; só tenho quatro. Então me tornei ainda mais um tocador de riff rítmico completo com quatro cordas do que antes. Ainda hoje, a maioria das minhas guitarras tem quatro cordas nelas.

Quando perguntado em uma entrevista de 2005 o que o levou a começar a tocar exclusivamente um violão de quatro cordas, Max disse:

“Eu não toco solos, sabe? Mais de dez anos atrás, quando essas cordas quebraram, um amigo meu disse: “Não os substitua, você não os usará mesmo. Você só vai gastar dinheiro à toa. Economize o dinheiro e compre uma cerveja.” Eu estava tipo, ‘Ok, legal’, e eu nunca as coloquei de volta. Ao longo dos anos, tornou-se uma marca registrada que eu achava legal. É algo diferente sobre como eu faço as coisas. Os caras que fazem as guitarras que Eu trabalho, eles devem pensar que eu sou louco quando seus chefes dizem para eles não colocarem as outras duas cordas porque eu não os uso. Eu só posso imaginar… Eles provavelmente estão dizendo: ‘ Que porra há de errado com esse cara? [ risos] Eu sou um tocador completamente rítmico… só faço riffs. Trabalhar com tantos grandes guitarristas, há tanto talento para tocar guitarra, que me convence ainda mais a manter as outras cordas afastadas.”

Sobre como, em sua opinião, tocar com apenas quatro cordas mudou seu som geral, Max disse: “Acho que mudou no sentido de que me tornou um louco por riffs, sabe? Tudo o que faço quando estou escrevendo uma música é orientada para riffs, que é a base do meu som. Eu amo Tony Iommi…seu estilo de tocar…ele também conduz, é claro, mas seus riffs, a sólida seção rítmica que ele ajuda a criar, é onde eu realmente baseio meu estilo, sendo um riffer tão sólido quanto eu posso ser. Ao invés de ser um músico que toca riffs e faz alguns solos, eu digo, ‘Foda-se!’ e fique completamente obcecado com riffs. Em cada álbum, eu tento tocar riffs melhores, mais sólidos e arrasadores o máximo possível, sabe?”

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Max Cavalera explica porque suas guitarras só tem quatro cordas

  • maio 19, 2024 em 10:36 pm
    Permalink

    Kbuloso, o home toca muito…também sou mais chegado nos riffs!!!! Valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *