Moonspell leva sua magia a Belo Horizonte em giro pelo Brasil

TEXTO POR: JÉSSICA ALVES

Após um intervalo de 5 anos, Belo Horizonte recebeu mais uma vez a banda Moonspell, grande nome do heavy metal de Portugal. Na noite de 12 de abril de 2023, a casa de shows Mister Rock foi o palco do espetáculo dos lusitanos na capital mineira.

Apesar de ser uma quarta-feira, dia atípico para shows underground na cidade, a tradição da famosa “capital do metal do Brasil” foi seguida e os fãs compareceram ao evento, encabeçado pela IDL Entertainment, responsável pela turnê sul-americana do Moonspell.

Mas antes do show principal, os mineiros prestigiaram duas ótimas apresentações de abertura, com as bandas Pesta, de BH, e os chilenos da Weight of Emptiness.

A abertura da casa ocorreu por volta das 19h e aproximadamente às 20h, entra no palco a Pesta, que dispensa apresentações aos belorizontinos, já que é uma das bandas mais tradicionais da cidade.

Com um som Doom/Stoner Rock, o grupo foi formado em 2014, o show de abertura dos mineiros foi cheio de energia, em especial do vocalista Thiago Cruz, em um visual bem setentista.

O grupo, que conta ainda com Anderson Vaca (baixo), Flávio Freitas (bateria) e Marcos Resende (guitarra), embalou o público presente, que apesar de um número ainda reduzido, acompanhou com empolgação o seu setlist.

Em menos de 20 minutos, a segunda banda da noite, Weight of Emptiness, fez seus preparativos e entrou no palco, de forma grandiosa.

Pela segunda vez no Brasil, a banda do Chile faz uma excelente mistura de estilos de gêneros do metal, como o death, progressive, doom e black.

Apesar de um set list curto, certamente devido a um pequeno atraso para o início dos shows, o grupo não decepcionou. A dupla de guitarras Juan Acevedo e Alejandro Bravo mostrou bastante peso e carisma no palco, junto com o baixista  David Hernández e Mauricio Basso na bateria.

Para completar, Alejandro Ruiz com um poderoso vocal gutural que combina com os elementos dão a brutalidade característica da banda, que mescla com momentos melódicos que agradam aos espectadores.

A variedade de estilos junto a atitude rapidamente conquistou o público. No setlist, destaque para músicas de peso como “Defrosting” e “Wolves”. 

A banda encerrou mais uma grande apresentação no Brasil, deixando a sensação de querer ouvir mais. Pedidos de “mais um” ecoaram pelo Mister Rock, mas infelizmente o horário precisava ser cumprido.

Portanto, perto das 21h30 começa a tocar “Mr. Crowley” de Ozzy Osbourne, sinalizando que o Moonspell entrará no palco em breve. A empolgação é nítida entre os fãs que grudam na grade para curtir de pertinho.

Sem mais delongas, os músicos portugueses fazem sua entrada. Hugo Ribeiro (bateria), Pedro Paixão (teclado e guitarra), Ricardo Amorim (guitarra), Aires Pereira (baixo) e Fernando Ribeiro (voz) são ovacionados ao som de “The Greater Good”, que abriu o show.

A apresentação teve participações surpresas dos músicos mineiros Jairo Guedz (Troops of Doom e ex-Sepultura) e Vladimir Korg (The Mist)  durante o show. 

A escolha do repertório para o show não poderia ser melhor, contendo clássicos como “Alma Mater” e “Opium”, e as músicas em português “Todos Os Santos” e “Em Nome do Medo“. 

Além do espetáculo musical que dispensa comentários, a interação com o público também não deixou a desejar. O carismático Nando Ribeiro sempre mostrava uma simpatia com os fãs, que não paravam de cantar durante o show inteiro!

Uma das canções mais esperadas da noite foi “Vampiria”, com as luzes do palco na cor vermelha, dando o ar sobrenatural e misterioso que a canção pede.

O espetáculo do Moonspell, de quase duas horas, atraiu um público grande para o Mister Rock, mesmo em uma noite no meio da semana, encerrando sua terceira passagem por Belo Horizonte.

Um grande espetáculo de música e performance, os portugueses mostram o seu grande talento, que se destaca mundo afora. Quem assistiu, certamente já aguarda ansioso pelo novo retorno do Moonspell. 

Setlist Moonspell

The Greater Good

Extinct

Finisterra

Opium

Night Eternal

Nocturna

Scorpion Flower

In and Above Men

Em nome do medo (With Vladimir Korg)

Todos os santos

Vampiria

Alma Mater (with Jairo Guedz)

Encore:

Wolfshade (A Werewolf Masquerade)

Full Moon Madness

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *