Norah Jones embala o Rio com seu jazz/pop de qualidade
Texto: Carlos Monteiro
Fotos: Ian Dias
Após seis anos da sua vinda ao Rio, a cantora e instrumentista norte-americana Norah Jones teve um encontro intimista com seus fãs no Vivo Rio, nesta terça-feira (20/05), e com a casa praticamente lotada. Filha do músico indiano Ravi Shankar, Norah tem baixa estatura, mas no palco transforma-se em uma gigante, com sua bela voz e tocando vários instrumentos, como piano, guitarra e sintetizador moog.
O show tem uma vibe “easy going” semelhante ao seu som, calcado no jazz, country, blues e pop, acompanhado por uma competente banda. O público é formado em sua maioria por casais de classe média e alta, mas alguns roqueiros aparecem aqui e ali, ostentando por exemplo uma camisa do Rush.
Chama a atenção a moral que ela tem com o público. Norah se dá ao luxo de, logo após a bem recebida música de abertura “What Am I To You”, de “Feels Like Home” (2004), enfileirar cinco músicas do álbum novo, “Visions” (2024), no qual a turnê se baseia. Dessa sequência são destaques “Running” e “Alone With My Thoughts”.
O público reage bem a qualquer palavra da cantora, que também já diz “obrigada” em português logo após a primeira música, e, em inglês, emenda que está muito feliz de estar no Rio. Durante as pausas do show, são muitos os gritos de “linda”, “anjo” e “eu te amo”, ao qual ela rebate “eu também te amo”.
Além das nove canções de “Visions” no setlist (o álbum tem 12), ela arranca as reações mais acaloradas com “Sunrise”, também de “Feels Like Home”, e o clássico “Come Away With Me”, do seu primeiro trabalho, autointitulado, de 2002.
O tom da cantora é sempre bem-humorado ao se dirigir ao público. Em determinado momento, ela pede licença para beber vários goles de uma garrafa de água e, ao terminar, diz “vodka”, arrancando risadas da plateia.
Ao terminar a primeira parte do show e ao voltar para o bis, o público, que permanecia sentado em suas cadeiras, levanta-se e muitos vão para a frente do palco. O set final é composto de sua versão para “Long Way Home”, de Tom Waits, e fechando com a mais esperada “Don´t Know Why”, também um cover, de Jesse Harry & The Ferdinandos, e que foi até tema da novela “Mulheres Apaixonadas”, da TV Globo, em 2003.
Ao mesmo tempo popular e sofisticada, Norah se despede de sua quarta vinda ao Brasil com expectativa de novas visitas.