O exato momento que Mike Portnoy percebeu que voltaria ao Dream Theater

Em 2023, os fãs do Dream Theater foram pegos de surpresa ao ser anunciado que Mike Portnoy estaria retornando ao posto de baterista da banda. Após 13 anos longe do grupo que ajudou a fundar, sendo substituído por Mike Mangini, ele estava de volta.

Em entrevista ao Ibagens, Portnoy falou sobre o processo que culminou em seu retorno, e falou sobre o exato momento em que soube que voltaria ao Dream Theater. Ele diz conforme transcrito pelo Confere Rock:

Foi gradual, como você disse. E, como eu já mencionei, nesses últimos anos desde que voltei, foram pequenos passos. Primeiro, me reencontrar com os caras em um nível pessoal, acima de tudo, e depois, aos poucos, começar a fazer música juntos. Toquei com o Jordan no Cruise to the Edge em 2019, toquei com o John Petrucci em 2020 no álbum solo dele.

Mas, respondendo à sua pergunta sobre quando foi o momento em que eu realmente percebi que isso talvez pudesse acontecer, acho que foi durante a turnê solo do John Petrucci. A gente sentia, noite após noite, a emoção do público. Antes de tudo, sentíamos a grande conexão e a química que temos — nós mesmos sentíamos isso no palco todas as noites.

Mas olhar para a plateia e ver homens adultos chorando, nos vendo juntos novamente depois de tantos anos… Aquilo foi muito forte. Nessa turnê, lembro que houve algumas vezes, tarde da noite, no ônibus, viajando de um show para outro, em que o John e eu ficávamos conversando e dizendo: “Cara, tem sido incrível tocar juntos de novo”.

Portnoy então fala sobre o ponto-chave que uniu a história dele e do Dream Theater novamente:

E acho que houve uma noite em que eu comentei com ele algo como: “Olha, eu sempre estaria aberto à ideia de voltar, se isso algum dia passasse pela sua cabeça”. Eu sabia que era uma situação difícil com o Mangini e com a banda toda. Mas acho que, para mim e para o John, aquela turnê deixou muito claro o quão importante e o quão grande é a química entre nós.

E não só entre nós dois, mas entre todos os caras do Dream Theater. Quando me reconectei com todo mundo, com o tempo, isso deixou de ser algo que eu achava que não seria possível. Comecei a pensar: “Ok, talvez isso seja inevitável”.

Dream Theater retorna ao Brasil este ano para seis shows. Confira abaixo as datas e locais

  • 03/05: Porto Alegre (Auditório Araújo Vianna) — ingressos via Fastix
  • 05/05: Curitiba (Live Curitiba) — ingressos via Fastix
  • 07/05: Brasília (Dois Ipês / antigo Opera Hall) — ingressos via Clube do Ingresso
  • 09/05: São Paulo (Vibra São Paulo) — ingressos via Clube do Ingresso
  • 10/05: Rio de Janeiro (Vivo Rio) — ingressos via Clube do Ingresso
  • 12/05: Belo Horizonte (BeFly Hall) — ingressos via Fastix

Foto: André Tedim

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *