O livro que Tim Burton “destruiu” ao adaptar, segundo Elijah Wood
Elijah Wood foi parte do elenco de uma das maiores adaptações de livros que o cinema já teve, a trilogia O Senhor dos Anéis onde ele viveu Froldo Bolseiro. Mas entre tantas outras adaptações que surgiram aos longo dos anos, uma em particular ele parece não ter mesmo gostado.
Anos atrás, o ator participou de um evento chamado Celebrity Movie Fights Live!, onde foi convidado a listar um filme que não gostava e explicar a razão. Ele então disse se referindo a versão de Tim Burton de A Fantástica Fábrica de Chocolate:
“A maioria dos remakes não justifica sua existência. Há algumas exceções, e acho que, se você pensa em fazer um remake, é para fazer algo novo, para dar uma nova interpretação, algo… você tenta fazer algo melhor do que o que já foi feito, ou pelo menos adicionar algo novo”, começou Wood. “Este filme não fez nada disso. Destruiu o livro e o filme original. Não tem mágica.”
O interessante sobre A Fantástica Fábrica de Chocolate, que tenho certeza que todos vocês já viram e adoraram, é que é sobre magia”. No final, você não confia em Willy Wonka como personagem, mas tem fé que ele está te guiando na direção certa. Ele tem um comportamento um pouco questionável, mas há algo mágico nele e, de certa forma, nós o amamos”
A versão de Willy Wonka de Tim Burton é horripilante, assustadora, irritante e estranha. Não existe beleza pura. Ele é ousado, segue seu próprio caminho, mas errou o alvo. É um filme terrivelmente perturbador e infeliz”
A versão de Burton e com Depp como Wonka foi lançada em 2005, sendo a segunda versão adaptada do livro de Rohald Dahl. A primeira foi lançada em 1971 e estrela por Gene Wilder no papel do dono da fábrica.